Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira... (Cecília Meireles)
sábado, abril 01, 2006
Judo: Joana Ramos foi 3ª na Taça do Mundo de Birmingham
Joana Ramos conseguiu este sábado o melhor resultado das seis portuguesas que competiram na Taça do Mundo de judo a decorrer em Birmingham, Inglaterra, ao ser uma das terceiras classificadas em -52 kg.
Nessa categoria, Telma Monteiro teve menos sorte e foi prematuramente afastada pela chinesa Ang Zhu, que viria a ganhar o torneio, para depois ser nona, na fase de repescagens.
Em -48 kg, Ana Hormigo foi quinta e Leandra Freitas sétima, Teresa Mirrado foi sétima nos -57 kg e Andreia Cavalleri quinta nos - 63 kg.
Todas as judocas portuguesas tiveram um ponto em comum, nos seus percursos: a derrota, em combates decisivos, com espanholas.
Telma Monteiro voltou a não confirmar o estatuto que tem - várias medalhas em grandes competições e actual 10º lugar no «ranking» internacional - e perdeu com adversárias que não lhe são superiores.
Depois de afastar sem problemas Lisa Kearney, perdeu com a chinesa Ang Zhu, caindo para as repescagens.
Nessa fase da competição, enfrentou a espanhola Sónia Andonegui, que dominou com um waza-ari e dois yuko de avanço até aos cinco segundos finais, quando perdeu por ippon.
Joana Ramos ganhou na sua «pool» à russa Anna Kharitonova e perdeu com a espanhola Ana Carrascosa, caindo também para as repescagens.
Aí, chegou ao terceiro lugar, com um percurso perfeito de três vitórias - sobre as inglesas Sophie Johnstone e Jodie Carter e a cubana Yamika del Valle -, que lhe renderam uma das medalhas de bronze e pontos suficientes no «ranking» internacional para subir de 41º para 25º lugar.
Nos -63 kg Andreia Cavalleri foi das que teve mais trabalho, com duas vitórias e uma derrota na fase inicial (afastada pela inglesa Sarah Clark, com um ippon logo aos 27 segundos) e registo idêntico nas repescagens, perdendo, também por ippon, uma das medalhas de bronze para a espanhola Sara Alvarez.
Na categoria imediatamente mais abaixo, Teresa Mirrado teve azar, já que depois de afastar facilmente a norueguesa May Linn Hystad caiu perante a chinesa Yaling Yu, que viria a ganhar o torneio.
Na repescagem, ganhou à inglesa Rebecca Dunning e perdeu com a espanhola Yahaira Aguirre, apenas por koka, em combate muito equilibrado.
A mais leve das categorias femininas, os -48 kg, também foram aziagos para Ana Hormigo, que chegou a uma das meias-finais (após afastar uma inglesa e uma espanhola), onde perdeu por waza-ari com a romena Alina Dumitru, que viria a ganhar o torneio.
Para os terceiros lugares, voltaria a perder, por um pontuação de koka apenas, com a espanhola Vanesa Arenas, que na ronda imediatamente anterior das repescagens, de onde vinha, afastara Leandra Freitas.
Diário Digital / Lusa
01-04-2006 19:28:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário