terça-feira, abril 25, 2006

BRASIL PRONTO PARA O PAN

Seleção de judô tem três retornos e uma estréia

A volta de Flávio Canto, Mario Sabino e Daniel Hernandes, além da primeira convocação de Hugo Pessanha como titular, são as principais novidades da seleção brasileira principal de judô, anunciada nesta terça-feira. A equipe participa do Campeonato Pan-Americano Adulto, nos dias 27 e 28 de maio, em Buenos Aires, na Argentina.
FEMININO
Ao contrário do time masculino, o feminino está definido desde a seletiva de janeiro, disputada no Recife. Na ocasião, as judocas vencedoras de cada categoria ficaram com uma vaga no time A.Daniela Polzin (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57kg), Vânia Ishii (-63kg), Kelly Silva (-70kg), Edinanci Silva (-78kg) e Aline Puglia (+78kg) têm atenção especial da técnica Rosicleia Campos.Além de atividades específicas, a seleção treinou no Equador, ao lado das principais adversárias continentais, como Cuba, que vai receber as brasileiras na Copa Judogui Dorado e as Olimpíadas do Esporte Cubano.
Canto, Sabino e Hernandes estavam fora do time titular há um ano. Eles defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, mas ficaram de fora do Mundial do ano seguinte, no Cario. Dos titulares no Egito, apenas Denílson Lourenço e o campeão mundial João Derly permanecem. Canto ganhou a medalha de bronze em Atenas.Com isso, os titulares serão Denílson Lourenço, na categoria até 60 quilos, João Derly, até 66 kg, Moacir Mendes Jr., até 73 kg, Flávio Canto, até 81 kg, Hugo Pessanha, até 90 kg, Mario Sabino, até 100 kg, e Daniel Hernandes, acima de 100 kg. "Temos atletas de altíssimo nível em todas as categorias e não foi fácil escolher o titular, principalmente nos pesos leve e ligeiro, onde os atletas tiveram desempenhos muito parecidos na Europa", disse o treinador da equipe brasileira, Luiz Shinohara.A seleção foi feita em cima de atletas pré-selecionados em janeiro que foram avaliados em quatro competições européias - Paris, Hamburgo, Leonding e Praga - e durante treinamentos também em Paris e Hamburgo, além de Belo Horizonte."Tivemos que observar bem o trabalho dos atletas nos treinamentos de campo. Leandro Guilheiro, por exemplo, sentiu uma antiga lesão no ombro. Já Denílson Lourenço, aproveitou bem o período com Cuba e França em Belo Horizonte. Ele e o Alexandre Lee se esforçaram muito", comentou o técnico.Lee (-60kg), ao lado de Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Alexsander Guedes (-90kg), Alex Aguiar (-100kg) e João Gabriel Schilitter (+100kg) integram o time reserva da seleção."É muito bom estar de volta à seleção. Estava ansioso. Sei da responsabilidade, já que o meio-pesado foi campeão pan-americano ano passado com o Luciano Correa. Também vou buscar o ouro", disse Mário Sabino, do São Caetano, campeão do Pan de Santo Domingo em 2003 e bronze no Mundial de Osaka do mesmo ano.
AFP
Flávio Canto derrota o polonês Robert Krawczyk e fica com o bronze em Atenas"A conquista dessa vaga é fruto do trabalho sério que venho fazendo desde o ano passado. Será uma competição muito boa, onde já poderemos sentir o nível dos adversários para o Pan 2007. Sem contar que é uma chance de já ranquear o peso para os Jogos de 2008", afirma Daniel Hernandes, do Pinheiros, ouro nas Copas do Mundo de Praga e Lisboa este ano.O Pan-Americano de judô deste ano já vale para o ranking continental que visa as Olimpíadas de 2008, em Pequim, na China. Os cinco atletas mais bem colocados em cada categoria ganham vaga. As edições do ano que vem e de 2008 desta competição terão o mesmo papel, além dos Jogos Pan-Americanos de 2007, do Mundial do mesmo ano e o torneio de ranqueamento olímpico. "Tenho certeza de que seremos muito bem representados no Pan. Mais do que ganharmos a medalha de ouro, queremos já ir acumulando pontos para classificar os pesos para os Jogos Olímpicos de Pequim", completou o Shinohara.Pessanha chega depois de ter derrotado Carlos Honorato na seletiva de janeiro. Ele venceu ainda o campeão mundial de 2000, o francês Frédéric Demontfaucon, no Desafio Internacional de Belo Horizonte, em março. Em Paris, na Super Copa, sua primeira competição internacional como adulto, ficou em sétimo lugar.Ao lado de Pessanha, Moacir Mendes Jr. é a outra novidade da seleção. Ele ficou com a vaga de Leandro Guilheiro."Fiquei sabendo da lesão do Leandro, mas estava muito ansioso para a decisão da comissão técnica. Antes de qualquer coisa, é uma alegria muito grande representar o Brasil e fazer parte da seleção. Vou tentar dar o meu melhor no Pan e conquistar um resultado positivo para o Brasil", diz Moacir, companheiro de clube de João Derly, na Sogipa.Além do pan de Buenos Aires, as equipes A e B masculinas do Brasil disputam, no próximo dia 13 de maio, em Maringá, o Desafio Brasil-Japão. O time oriental virá pela primeira vez com seu time titular além dos reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário