sexta-feira, março 31, 2006

Lembram?




É comum ouvir que o judô é pouco divulgado, mas muitos não sabem que já houve um cartoon, brasileiro, no qual o personagem principal era um judoca, e que chegou mesmo a estrelar nos cinemas. É bem verdade que as roupas e os golpes não são lá muito ortodoxos, mas quem já pensou que lutariamos de quimonos azuis e o seoi-nague seria proibido para crianças.
O blog registra para a memória que personagem de cartoons nacionais de maior longevidade continua sendo O Judoka, que durou 45 edições, do número 7 ao 52 da revista. Isso porque, as seis primeiras foram estreladas pelo Judo-Master, da Charlton Comics. Pela série passaram os já mencionados Mário Lima e Eduardo Baron e também Juarez Odilon, Cláudio de Almeida, Floriano Hermeto de Almeida Filho (que assinava FHAF), Francisco Sampaio, Fernando Ikoma e Alberto Silva. O Judoka fez tanto sucesso que ganhou um filme, produzido em 1972 e estrelado pela beleza global Elisângela e por Pedrinho Aguinaga, mais conhecido por estrelar um comercial do cigarro Chanceler, o famoso "fino que satisfaz", no qual tinha a voz dublada por Reginaldo Faria.
Provavelmente, esse filme do Judoka está perdido por aí, dentro de uma lata empoeirada numa das Embrafilmes da vida, mas seria bem legal se alguém o localizasse, pois é uma verdadeira relíquia dos anos 70.

(Fonte:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2005/hq_ebal2.cfm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário