quarta-feira, março 29, 2006

A Filosofia do Judô


O Espírito do Judo

Reproduzimos aqui as duas máximas do Judo:
Seryoku Zenyô(O Princípio da Eficiência do Judo: Máximo Efeito com Mínimo Esforço - O Melhor Uso da Energia - Ceder para Vencer)Jita Kyoei(Prosperidade e benefícios mútuos).

Acreditamos que o ideal e os ensinamentos de Jigoro Kano estão bem sintetizados nessas duas máximas. Encontramos uma analogia nos Evangelhos de Cristo: amar ao próximo como a nós mesmos e utilizar nossos dons para servir.
Essa pequena introdução mostra-nos perfeitamente toda a grandeza do Judo, que voltado para o espírito almeja um mundo melhor, mais humano e justo para todos.
Princípios
Há nove princípios que compõem o Espírito do Judo. Eles mostram a maneira de percorrer o "suave caminho" (a palavra japonesa "Judo" é a junção dos ideogramas "Ju", suave, e "Do", caminho), fundamento para o estudo, compreensão e progresso no Judo.
1) Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar.
Para conhecer suas possibilidades no mundo em que vive, para enfrentar todas as situações que exigem ações e soluções diretas ou indiretas, o homem precisa conhecer a si mesmo, saber quais as qualidades e deficiências que possui, para apresentar harmoniosamente as atitudes ou respostas mais adequadas à necessidade. Na posse íntima desse balanço o homem adquire um melhor controle emocional, uma melhor postura frente ao mundo e uma melhor e mais inteligente utilização de seu potencial. Tudo isso lhe dá maiores possibilidades de triunfar.
2) Quem teme perder já está vencido
O Kiai é definido também como um estado de espírito para vencer, portanto está intimamente ligado a este segundo princípio. Quando, inversamente, entramos em uma disputa incertos, inseguros ou temerosos, nossas forças se desassociam e enfraquecem, colocando-nos à mercê daquele ou daqueles que buscam com mais garra - com mais Kiai - o triunfo.
3) Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade.
A perfeição é de Deus: somente ele é perfeito. O homem pode e deve, entretanto, tentar sempre se aproximar da perfeição em todas as suas obras e durante toda a sua vida. Assim fazendo com constância, sabedoria e humildade, estará também contribuindo para que o mundo seja mais bonito, mais humano e feliz. Estará trabalhando, portanto, para a complementação desse mundo que nos foi dado e pelo qual somos responsáveis.
4) Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
Tantos são os mistérios do mundo, tão incipientes são os nossos conhecimentos que considerarmo-nos sábios, ainda que em uma única e simples matéria, seria no mínimo uma enorme ignorância. Isto porque, na medida em que nos aprofundamos no conhecimento de um determinado assunto, vemos que a meta final se distancia e se ramifica em tantas outras opções - nem sempre coerentes, muitas vezes contraditórias - que somos levados a reconhecer com tristeza que nada ou muito pouco sabemos, e que a meta final não se encontra ao nosso alcance.
5) Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Quem venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
O orgulho jamais se justifica, porque ninguém é Deus para ter certeza da vitória na próxima luta. A atitude orgulhosa nunca nos leva a boas opções - muito pelo contrário. Como antítese da humildade, o orgulho nos torna arrogantes, soberbos e auto-suficientes, criando à nossa volta um clima hostil. Nem a própria vitória contra a ignorância justificaria o orgulho, pois o saber deve ser um instrumento de realizações para a coletividade e a ela oferecido. A vitória não é propriedade privada nem de uso exclusivo de alguém.
6) O judoka não se aperfeiçoa para lutar. Luta para se aperfeiçoar.
Fosse a meta primeira e única do judoka a vitória em cima do tatame, então sim ele voltaria toda a sua capacidade, todo o seu aperfeiçoamento para essa luta. Mas isso iria tornar o esporte igual a tantas outras lutas, pobres e sem motivos ou ideais duradouros e úteis. Felizmente, as metas do Judô são justamente mais importantes porque visam, como já vimos, um mundo melhor, mais bonito, mais humano e feliz. Esse é o ideal que buscamos.
7) O judoka é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus companheiros.
À inteligência que deve ter o judoka para compreender aquilo que lhe ensinam, acrescentamos a perseverança e humildade. Perseverança porque nem sempre possuímos a facilidade no aprendizado, e a demora pode nos levar a abandonar ou negligenciar conhecimentos que nos farão falta. Um pouco de perseverança possibilitará sempre bom aprendizado. Humildade porque sem ela podemos achar que somos sábios e do alto da nossa suficiência não desceremos para aprender o que não sabemos. No transcorrer da vida, há uma seleção natural que escolhe os que transmitirão ensinamentos para as gerações futuras. Assim é no Judô. Aquele que teve a paciência para perseverar durante anos, acumulando conhecimentos e experiências, certamente terá em grande dose a paciência necessária para o ensino do que aprendeu, contribuindo assim para que a grande arte caminhe para o futuro.
8) Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem, é o caminho do verdadeiro judoka.
Nos mais corriqueiros atos da vida o homem aprende sempre um pouco mais, pois ele é um ser dinâmico e evolutivo. É significativo o fato de que a maioria dos governantes é de pessoas idosas, mesmo entre os povos mais díspares e em diferentes épocas da História. Isso se explica porque a soma de conhecimentos, o melhor controle emocional e a experiência acumulada durante os anos suplantam o arrojo e o vigor físico dos jovens. Quanto a usar esses conhecimentos para o bem, é uma questão de princípios, inerente ao homem de bem e ao judoka principalmente.
9) Praticar o Judo e educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como ensinar o corpo a obedecer corretamente. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.
Quanto mais acumulamos experiência na prática do Judo e nos aprofundamos em sua filosofia mais fascinante ele se torna, dada a sua abrangente diversidade de valores físicos, morais, intelectuais e espirituais. Essa progressão educa a mente, nos ensina a pensar com velocidade e exatidão, e ensina o corpo a obedecer com precisão.
Esses são os nove princípios que marcam os caminhos do progresso e do aprofundamento no conhecimento e prática do Judo. A eles devem os judokas a sua atenção, obediência e zelo.
Fonte: Sensei (Kodansha) Stanlei Virgilio (A Arte do Judo, Ed. Rígel)

15 comentários:

  1. Anônimo5:33 PM

    LIndo demais seu blog, parabéns, meus filhos são judocas, e admiro demais o Judo em um todo
    Suzana
    Santa Catarina

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:48 AM

    Eu sou judoka a 12 anos ...comecei a pratikar judo aos 4....Na minha famlia mew Pai(faixa preta), minha irma(faixa roxa) e mew irmao(faixa marrom) tbm sao judokas..
    PARABÉNS pelo blog...
    continue assim,passando o verdadeiro sentido do Judo...para as pessoas veren que Judo naum é mais uma luta qualquer......
    abraçoo

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:54 PM

    Oi tenho 11 anos e sou judokinha.
    faz 4 anos q eu faço judô.sou faixa amarela.ja fui vice-campeã pernanbucana e ganhei o norte-nordeste em Macéio.eu sou da ACADEMIA FERNANDO MATOS DE JUDÔ.
    Fui classificada pra ir pra bahia pra a 3ª COPA OPEN DAS LIGAS DE JUDÔ.

    BEIJOS...♥

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:16 PM

    OI,SOU MULHER E TENHO 10 ANOS DE JUDÔ.PRATICO JUDÔ DEZ DOS 10 ANOS DE IDADE,ADORO JUDÔ,JUDÔ É MINHA VIDA.
    JÁ FUI CAMPEÃO BRASILEIRA 3 VEZES,CAMPEÃO DO MEU ESTADO UMAS 5.
    PARABÉNS PELO BLOG,!CONTINUE ASSIM,PASSANDO O VERDADEIRO
    SENTIDO DO JUDÔ PARA AS PESSOAS .
    BEIJOS.!!

    ResponderExcluir
  5. _JunYnhoW_9:47 AM

    Oi, meu nome é Junior tenho 15 anos, e sou iniciante na prática do Judô e, li este texto acima e então entendi um pouco mais sobre a filosofia do Judô e achei muito interessante, os noves príncipios vejo que são fundamentais na vida do Judoka, quero seguir os noves príncipios e lutar para me aperfeiçoar e claro com perseverança e humildade. =)

    Quem quizer me add no msn, nailson-jr@hotmail.com

    e claro o blog está maravilhoso e continue sempre assim. =)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:29 PM

    eu gostei demais

    ResponderExcluir
  7. Algo de Deus ... Pratiquei judô nos dojos dos 7 aos 23 anos e há nove anos não ponho um judogui, mas sei que o judô está enraizado e sempre presente em minha vida... Agradeço a Deus por ter utilizado o judô para me ensinar o caminho do bem.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1:22 PM

    Olha eu sou judoca a 15 anos sou faxa preta
    e pratico judo des dos 4 anos e judo e a minha vida.....

    ResponderExcluir
  9. erica rayane3:47 PM

    Quando comecei na praticar judo sofri muito preconceito dentro da minha propria casa.......so porque diziam que isso nao e esporte pra menina,ve se pode!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9:52 PM

    Oi, tambem faço Judô.. O esporte esta na minha a vida desde os meus 5 aninhos hoje tenho 20,fui a melhor do meu estado na categoria e no peso 3 vezes e a segunda melhor 1 vezes, hoje não posso mas competir devido a uma lesão mas cotinuo treinando e breve pretendo tatuar o meu amor pelo esporte. Judô Filosofia de Vida > sem duvida alguma.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6:30 PM

    I аm not sure ωheгe yоu're getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for wonderful info I was looking for this info for my mission.

    Here is my page: famous wedding photographers

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6:37 PM

    It's the best time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or suggestions. Perhaps you could write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!

    Also visit my blog post fotografos de bodas en europa

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:14 AM

    fantastic pοints аltogethег, уou simply receіѵeԁ a еmblem new rеader.
    What would yοu recommеnԁ in regardѕ to your
    post that you madе a few dayѕ agο? Any cеrtain?


    Here is my web-site ... fotografos de bodas madrid

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11:38 AM

    Hi, I log on to your new stuff like every week. Your writing style is awesome, keep doing what you're doing!

    My weblog :: software development company valuation

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2:29 PM

    Hey! I could have ѕworn I've been to this site before but after browsing through some of the post I realized it's neω
    tο me. Anyways, I'm definitely happy I found it and I'll be book-maгking аnd
    checking back often!

    Feel free tο surf to my blog post: custom database meaning

    ResponderExcluir