sábado, abril 12, 2008

João Pina diz que "emoção" o prejudicou

12/04/2008
JUDO
Euro Judo Lisboa 2008
João Pina diz que "emoção" o prejudicou
O rosto cabisbaixo de João Pina (-73 kg) mostrava desde logo o estado de alma do judoca, depois de hoje ter deixado escapar nos Europeus de Lisboa a oportunidade de conquistar uma medalha e subir ao pódio.

"Deixei-me emocionar um bocado. Lutei mais com o coração e paguei caro por isso. Se assim não fosse penso que até poderia ter dado a volta no combate com o espanhol", disse João Pina no final do dia, mostrando a decepção por falhar o pódio. Nos combates, primeiro teve a derrota com o espanhol Kioshi Uematsu, no acesso às meias-finais, e de seguida com o bósnio Mitar Mrdic, na discussão das vagas para os combates de atribuição das medalhas de bronze.

O apoio do público e o facto de se sentir motivado e em boa forma física até podiam ter sido argumentos a favor do judoca, mas Pina reitera a ideia de que queria "retribuir", "mostrar valor" e que isso acabou por torná-lo mais emocional.

Depois do Europeu, Pina projecta duas semanas de férias antes de entrar em novo ciclo: o de preparação para os Jogos de Pequim'2008, os quais prometem semanas de muito trabalho, entre Portugal, estágios no Japão, e talvez Itália.

"Vamos trabalhar em Maio, estagiar no Japão, e também em Julho. Sinto-me bem, penso estar melhor do que em Atenas'2004 e os Jogos são sempre um acontecimento especial", frisou o atleta, que espera melhorar os resultados de há quatro anos.

No dia de hoje, que deu uma medalha de ouro a Portugal (João Neto nos -81 kg), em foco esteve também a veterana Andreia Cavalleri (-63 kg), que depois da possibilidade de abandonar o judo após a Taça do Mundo de Lisboa, acabou por regressar aos tapetes.

Hoje, com o sorteio desfavorável, Cavalleri venceu o primeiro combate, mas acabou derrotada por duas "forças" da categoria: primeiro com a eslovena Zolnir e depois com a israelita Schlesinger, ambas medalha de bronze nestes Europeus. "O campeonato é mesmo assim, vai filtrando os mais fortes. Gostava de ter ido mais longe, estava num bom dia, mas a israelita (já na repescagem) venceu com todo o mérito", salientou a judoca do Sport Algés e Dafundo.

Olhando para o futuro e encarando o Judo com muito maior visibilidade e projecção, Cavalleri revela que continuará enquanto se divertir e sentir motivada.

"O futuro está bem entregue", refere ainda Andreia Cavalleri, revelando gostar muito daquela que é actualmente o grande rosto das modalidade e já a melhor judoca de todos os tempos: Telma Monteiro."

Acredito muito nela. É pena que não pudesse estar neste Europeu a competir (Telma está a recuperar de uma lesão). Espero que ela continue a divertir-se muito no Judo e acredito em bons resultados olímpicos", concluiu a judoca.

Fonte: Lusa

in Infordesporto - Lisboa,Portugal (photo include)

Nenhum comentário:

Postar um comentário