domingo, abril 06, 2008

Gregório De Matos Guerra


Gregório De Matos Guerra

Autor : Literatura Brasileira
Resumo de : Graciliano Ramos

Publicado em: abril 17, 2006
Gregório de Matos Guerra Poeta do movimento Barroco brasileiro, nasceu na Bahia, filho de família abastada e poderosa, estudou na Universidade de Coimbra, onde se formou em Direito. Gregório deixou uma obra poética riquíssima, podendo-se apontar três temas básicos: poesia religiosa, poesia amorosa e poesia satírica.

Em suas poesias religiosas o poeta se ajoelha diante de Deus, pedindo perdão pelos pecados cometidos e promete não mais pecar. O soneto A Jesus Cristo, Nosso Senhor, o poeta apela para a infinita capacidade de perdão de Cristo, e alega que a ausência do perdão representaria o fim da glória divina.

A poesia amorosa de Gregório apresenta duas facetas distintas; a primeira é a do amor idealizado e dos afetos traduzidos por uma linguagem elevada, exemplo dessa perspectiva é o poema dedicado à D.Ângela, onde as palavras anjo e flor são usadas para designar a amada num constante jogo de aproximação. A segunda faceta é a poesia de amor obsceno-satírico, nas quais o poeta se utiliza de uma visão do amor físico, por meio de imagens grosseiras e chocantes,até por que o poeta usa uma infinidade de palavrões para descrever o ato e os órgãos sexuais.

Expressões machistas, e sobretudo, um desprezo pelas mulheres, em especial negras e mulatas. A poesia satírica de Gregório rendeu-lhe o apelido de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, porque apresenta uma linguagem ferina e contundente, que não perdoa nenhum grupo social, onde ninguém escapa à sua ironia Os insultos do poeta à sociedade da época podem ser observados no soneto em que descreve a cidade da Bahia (Salvador) A truculência verbal de Gregório sempre rendeu-lhe inimizades e ódios, mas sua obra é considerada de extrema importância para a literatura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário