sábado, abril 12, 2008

Euro2008: Pina em Neto entram em acção no Europeu de Judo de Lisboa

José Manuel Ribeiro/Reuters (arquivo)
Desporto
Euro2008: Pina em Neto entram em acção no Europeu de Judo de Lisboa
12.04.2008 - 08h47 Lusa
O segundo dia do Europeu de judo de Lisboa terá hoje em acção, no sector masculino, os olímpicos João Pina e João Neto, ambos fortes candidatos a medalhas, e no feminino Ana Cachola e Andreia Cavalleri.

João Neto (-81 kg), que já tem no seu historial um terceiro lugar em Mundiais, parte sem a pressão da qualificação olímpica -- qualquer que seja o resultado de hoje, estará em Pequim2008.

Muito experiente (já foi olímpico em Atenas), chega ao Europeu de Lisboa em quarto lugar do ranking, pelo que a meta de pódio é perfeitamente realista. Começa o torneio contra o romeno Marian Halas e se tudo correr na normalidade cruza-se na terceira ronda com o georgiano Giorgi Bandurashvili, a quem nunca ganhou nas três vezes que se encontraram.

Se passar a "bête noire", certamente se motivará para as meias-finais. Caso contrário, ainda pode aspirar ao quadro de repescagem. Na muito concorrida categoria de -73 kg, João Pina é favorito ante o macedónio Vanko Sarafov, só devendo ter adversários "à altura na terceira ronda", como por exemplo o espanhol Kyoshi Uematsu, antigo campeão da Europa.

Ana Cachola (-70 kg) começa com a polaca Katarina Pilocik, vice-campeã da Europa em título, que nunca se cruzou com a portuguesa. A judoca lusa para acalentar o sonho olímpico terá de superar as expectativas e chegar ao pódio.

A "veterana" (33 anos) Andreia Cavalleri é a representante nos -63 kg, categoria em que tudo aponta a passagem da primeira ronda: a adversária é a norueguesa Esther Myreboe, que com ela perdeu nas quatro vezes em que se cruzaram.

Um pouco mais difícil será a adversária seguinte, a finlandesa Johanna Ylinem, isenta da primeira volta, mas também sem palmarés forte. Ontem, Ana Hormigo (-48 kg) chegou à medalha de bronze, derrotando a russa Liudmila Bogdanova. Pedro Dias (-66 kg) derrotou o francês Sebastien Bertholot e também levou o bronze.

Dias e Hormigo juntam-se assim a Telma Monteiro (-52 kg), João Pina (-73 kg) e João Neto (-81 kg) no estatuto de apurados olímpicos, elevando para Pequim2008 a fasquia em relação ao número de Atenas2004 (quatro atletas).

FONTE (photo include): Público.pt - Lisboa,Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário