quarta-feira, abril 16, 2008

Ansiedade vira sinônimo da vida contemporânea


16/4/2008
Ansiedade vira sinônimo da vida contemporânea
Sintomas podem estar relacionados a transtornos e até a doenças fatais
Daniela Fenti

Da Agência BOM DIA
Taquicardia, sudorese, formigamento das extremidades, boca seca e mudança repentina de coloração da pele. Os sintomas característicos da ansiedade são cada vez mais comuns na sociedade contemporânea.De acordo com a APA (Associação Americana de Psiquiatria e Psicologia), aproximadamente 3% da população mundial apresenta quadros de ansiedade no período de um ano. Se o foco se restringir a clínicas médicas, a prevalência sobe para 12%.

Ainda com base nos estudos realizados pela entidade, que reúne profissionais de diversos países, as mulheres estão mais propensas a desenvolverem transtornos desta natureza, devido a condições biológicas e sócio-culturais. Enquanto 60% delas são ansiosas, 40% dos homens se encaixam neste perfil. O psicólogo e pesquisador da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) Nelson Iguimar Valêncio, explica que outro fator relevante de incidência é a faixa etária.

“Durante a infância e a adolescência, as pessoas estão mais suscetíveis à ansiedade, principalmente por conta das exigências escolares. No entanto, a sensação pode ser identificada durante toda a vida”, diz.

A ansiedade não é considerada uma doença e sim um sentimento decorrente da excitação do sistema nervoso central, imprescindível para a adaptação do indivíduo ao meio em que vive. Quando há uma alteração para mais ou para menos nos níveis normais de ansiedade – dependendo de sua freqüência e intensidade – podem surgem transtornos como o do pânico, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), entre outros.

Entenda a ansiedade

• O que é?

Sensação decorrente da adaptação do indivíduo ao meio

• Origens

Podem ser genéticas ou ambientais. Geralmente, são multifatoriais

• Principais sintomas

- Taquicardia

- Sudorese

- Formigamento das extremidades

- Boca seca

- Mudança de coloração da pele (vermelhidão)

• Fatores precipitadores

- Insônia ou má qualidade do sono

- Má alimentação

- Sedentarismo

- Competitividade no ambiente de estudo ou trabalho

• Fatores protetores

- Quantidade e qualidade de sono adequada para cada organismo

- Alimentação balanceada

- Prática de exercícios físicos e de lazer regulares

- Convívio social
Fonte: BOM DIA
in Bom Dia Rio Preto - Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário