sexta-feira, abril 11, 2008

Ana Hormigo promete "agigantar-se"


Ana Hormigo promete "agigantar-se"
Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008

ProtagonistasEuro2008 de Judo começa hoje no Pavilhão Atlântico, em LisboaA atleta de Castelo Branco promete "agigantar-se" no Europeu de judo de Lisboa, que começa hoje no Pavilhão Atlântico, e assegurar a qualificação para os Jogos Olímpicos, no que será o ponto mais alto da sua carreira
Se não ficar atrás da sua mais directa rival dos -48 kg, a italiana Moscat, Ana Hormigo vai comemorar de forma muito especial o 27º aniversário, domingo, já com o "bilhete" para Pequim2008 na mão, juntando-se aos já apurados Telma Monteiro, João Pina e João Neto, e eventualmente mais alguns que superem no europeu da capital portuguesa.

A jovem albicastrense respira confiança e assegura que está em óptima forma, que o apuro físico foi "salvaguardado para este europeu". Mas diz que sabe que a italiana "também está muito bem". "Perco o lugar olímpico - é quinta e última apurável, no ranking europeu para Pequim2008 - se ela for quinta, o que não é fácil, porque vai ser um torneio muito competitivo", explica. Se a adversária for quinta, a portuguesa terá de responder com uma pontuação pelo menos tão boa.

"Não é fácil... mas eu estou muito bem preparada, desde o Mundial (do Rio de Janeiro) que trabalho aprofundadamente", afirma a atleta, que viu os frutos do esforço com boas pontuações nos torneios de Sofia, Tallin, Paris, Moscovo, Budapeste, Varsóvia e Hamburgo, o que "trouxe também grande desgaste". Acredita, porém, que o factor casa pode ajudar, e muito. Recorda a Taça do Mundo de Lisboa em 2007 (em que foi sétima) e assegura que "os atletas 'da casa' estão sempre muito motivados".

JUDO DESDE HÁ 15 ANOS

Ana Hormigo sempre praticou judo em Castelo Branco, sua cidade natal, tendo passado pela Academia de Judo local e agora pela Associação de Judo Albicastrense, onde é figura de proa, mesmo sendo "apenas" 1º dan. "Fazer judo em Castelo Branco não tem sido problema. Sou uma atleta leve e tanto faz treinar com raparigas ou rapazes", explica Hormigo, que faz judo desde há 15 anos.

Vida em Castelo Branco

Em épocas mais intensas, como as de preparação de provas, "só dá para ir a casa ao fim-de-semana", mas no resto da temporada só vem a Lisboa "mais ou menos uma vez por mês", o que lhe permite ter toda a sua vida centrada em Castelo Branco.

É lá que trabalha, numa empresa de tradução que montou e onde orienta o centro de explicações, isto depois de se ter licenciada em Tradução e Relações Internacionais pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco. E depois de Pequim, coloca ponto final no judo? "Nem pensar, vou fazer judo até não poder mais. Em termos de competição, talvez mais um ciclo olímpico", responde.

Destaque:

Ana Hormigo pede uma adesão "em grande", para a maior competição de sempre de judo em Portugal. Não só por ela, mas “por toda a selecção”

FONTE: Diário XXI - Beira Interior,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário