quinta-feira, setembro 20, 2007

Campeões mundiais de judô vêem trunfo psicológico para Pequim-2008

20/09/2007 - 08h00
Campeões mundiais de judô vêem trunfo psicológico para Pequim-2008

JOSÉ RICARDO LEITE
da Folha Online
Após conquistas que renderam ao Brasil o seu melhor desempenho da história em um Mundial, os judocas do país admitiram que o fator casa influenciou no desempenho da equipe na competição, disputada na última semana, na Arena Multiuso, no Rio de Janeiro.
O Brasil, que até este ano tinha apenas uma medalha de ouro em todas as edições do torneio, subiu ao lugar mais alto do pódio três vezes no Rio --com Tiago Camilo, João Derly e Luciano Corrêa-- e ainda levou mais um bronze --João Gabriel Schlittler.
"O sucesso se deve a diversos fatores, um deles o de realizar o Mundial dentro do país. Isso motiva muito os atletas a terem uma boa participação. A torcida conta muito. Quando eu entrei no tatame, na semifinal e na final, eu só pensava que tinha que vencer", disse Derly, atual bicampeão mundial --havia vencido também no Egito, em 2005.
"Você disputar uma competição dentro de sua casa contribui bastante, principalmente pelo aspecto motivacional, já que isso dá uma energia muito boa", disse Tiago Camilo, que além do ouro na categoria até 81kg, levou o prêmio de melhor judoca do torneio.
Os judocas também disseram esperar que os resultados do Mundial ajudem psicologicamente a equipe, que passa a ter mais confiança em sucesso em Pequim-2008. "Vai ser mais difícil por não termos a torcida a nosso favor, mas [o Mundial] deu um entusiasmo para ver que é possível trazer medalhas. Foi ótimo para impulsionar e nos dar força extra, mais moral", disse Derly.
"Todo mundo agora vai estar mais motivado, sabendo que existe a possibilidade de realizar a conquista. O Brasil tem evoluído, e as pessoas agora vão acreditar ainda mais", concordou Camilo.
FONTE: A Folha de São Paulo - São Paulo, SP, Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário