sábado, abril 05, 2008

Simbolismo - Elaine Lúcia Bertuzzi Barazetti - Cássio Felipe Rogalski

Mutual relations. Chapter I. At the TV
Britova Elena
view full image critique photo view portfolio (40 images)
*************************************************
Simbolismo
Elaine Lúcia Bertuzzi Barazetti - Cássio Felipe Rogalski

O fim do século XIX foi um período marcado por grandes transformações, com um novo sistema econômico gerado pela segunda revolução industrial a sociedade era marcada pela diferença entre os capitalistas e a classe média outra marca importante dessa época foi o grande avanço científico e tecnológico, em meio ao progresso surge à crise conhecida como a "Grande depressão”.
O homem então passa a perceber novas necessidades e em busca de novos ideais começa lançando mão do materialismo, caminhado em busca de outra forma de ver o mundo, passa a basear-se em tendências idealísticas e místicas.
O Simbolismo surge em oposição ao materialismo da época, a literatura passa a se opor ao realismo/naturalismo e também ao parnasianismo e visa a perceber o mundo interior.
As diversas manifestações históricas como a obra do poeta francês Charles Baudelaire que em 1857 foi publicada “As flores do mal” dá-se o início da grande reviravolta, porém anos mais tarde em 1886 é lançado o primeiro número da antologia chamado de “Le Parnasse contemporain," na qual foram expostas composições simbolistas e também produções parnasianas. A idéia de decadência estava muito ligada ao simbolismo por esse motivo ficou conhecida como “Decadentismo”.
Foi em 1886 que o simbolismo com a publicação do artigo “O século XX” de Jean Moréas que define o movimento quanto ao caráter simbólico.
Com base nas idéias de Moréas, Eugênio de Castro lança em Portugal o “Oaristos“, que em grego denomina-se “Diálogo Intimo” o movimento simbolista está ligado às atividades das revistas “Os Insubmissos” e “Boêmia Nova” as quais foram fundadas por estudantes.
Na sua chegada ao Brasil mesmo em um período conturbado o Simbolismo não sofreu influências de Portugal, sendo que aqui suas primeiras obras a serem publicadas foram de Cruz e Souza “Missal” e “Broquéis”.
O movimento simbolista representa uma espécie de retorno ao romantismo mais precisamente ao período chamado de o Mal do Século.
Douglas Tufano (pg.134) Afirma que “o Simbolismo é considerado o elemento mediador entre o homem e o mundo, e o único capaz de evocar a realidade misteriosa do universo”.
A linguagem utilizada era indireta e figurada na busca de integrar a poesia na vida cósmica por isso era destaque o imaginário e a fantasia para a interpretação da realidade além de fazer o uso da intuição ao invés da razão ou da lógica.
Na literatura observa-se, por meio de temas místicos e espirituais há o abuso de sinestesia, aliterações e assonâncias além das repetições fônicas as quais são responsáveis pela profundidade musical que os poemas apresentam, Camilo Pessanha em seu poemas traduz muito bem todas estas características.
Portanto como podemos observar, o movimento simbolista é uma oposição e uma reação ao positivismo criado pelas transformações da época em todos os setores sociais este movimento durou aproximadamente até 1915, altura em que se dá inicio a outro importante movimento literário denominado Modernismo.
TUFANO, Douglas; Estudos De Língua e Literatura. V.2. 1ª. Edição. Editora Moderna.
FARACO. E. Carlos, MOURA, Francisco; Língua e Literatura. V.3. 2º Grau. ed. Ática, 1982.
(04.04.2008)

FONTE: ClicErechim - Erechim,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário