terça-feira, abril 15, 2008

Portugal fecha Europeu com bronze de Ramirez


Portugal fecha Europeu com bronze de Ramirez
Luso-cubana sobe ao pódio na categoria de -78 kg mas falha Pequim
Um campeão europeu e três medalhas de bronze. O balanço da participação de Portugal no Campeonato da Europa de Judo superou todas as expectativas. Ontem, na despedida da competição que decorreu em Lisboa, a judoca Yahima Ramirez, que há seis anos trocou Cuba por Portugal, conquistou para a selecção nacional mais uma medalha de bronze na categoria de -78 kg. Foi o quarto pódio para Portugal depois dos terceiros lugares de Ana Hormigo (-48 kg) e Pedro Dias (-66 kg) e do ouro de João Neto (-81 kg).

Apesar do triunfo sobre a holandesa Claudia Zwiers, por ippon, Yahima Ramirez falhou o objectivo de se qualificar para os Jogos Olímpicos. Depois de derrotar no primeiro combate, por koka, a italiana Lucia Morico, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, a portuguesa tinha pela frente a francesa Stephanie Possamai, detentora do ceptro e terceira nos últimos Mundiais. No combate com a primeira cabeça de série, contrariando o favoritismo da gaulesa, Yahima Ramirez venceu por ippon, mas acabou por ser derrotada nas 'meias' pela alemã Heide Wollert, que viria a sagrar-se campeã. O sonho de Pequim terminou nesse combate para Yahima Ramirez, de 27 anos.

"Senti alguma tristeza por falhar os Jogos, mas esta medalha também me dá força para continuar. Motiva e ajuda a sentir que não treinamos para nada", comentou a judoca, adiantando que pretende fazer o circuito completo de apuramento para os Jogos de Londres 2012 . "Quero começar do princípio. Passei pior e tive que parar quando o Rafael [filho de dois anos nasceu], agora tenho quatro anos pela frente".

Ontem também competiram Hugo Silva (-90 kg) e João Taveira (-100 kg), que terminaram em sétimo após perderem as finais dos respectivos quadros de repescagem.

Com Lusa

FONTE (photo include): Diário de Notícias - Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário