quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Brasil : Nota de Falecimento: Sansão - Edson Leandro Silva

Foto: XXV Campeonato Mundial de Judô Rio de Janeiro em 2007
Professores: José Nonato da Cunha, SANSÃO, Heloísio Pereira,
Geraldo Brandão de Oliveira, Lofei Shiozawa.
Brasil : Nota de Falecimento: Sansão - Edson Leandro Silva
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Kodansha EDSON LEANDRO SILVA “SANSÃO”, um dos maiores nomes do judô nacional e referência como competidor nos anos 70.

Ele foi inúmeras vezes campeão carioca e brasileiro, membro da seleção brasileira e, até alguns anos atrás, ainda ganhou algumas edições do Campeonato Brasileiro Master. Sansão foi um judoca de grande explosão e técnica fluida tanto em pé (nague-waza) quanto no chão (katame-waza) que atraia a atenção da platéia nos ginásios onde lutava e a fazia pular com seus ippons. Sansão, como atleta e técnico formado em Educação Física, trabalhou na Universidade Gama Filho durante muitos anos, ajudando-a a alcançar o status de grande centro de treinamento do Judo nacional e também de Luta Olímpica ajudando-a a fundar seus alicerces no país também como atleta campeão e técnico. Sansão teve no seu currículo grandes vitórias e ajudou a formar grandes atletas e professores de Judô e Luta Olímpica também. Mesmo lutando contra um cancer de pulmão, ele não se deixou abater e esteve presente no Campeonato Mundial de Judo, no Rio de Janeiro, sorrindo e esbanjando alegria por estar ali compondo com amigos um grupo de excelentes judocas: Luis Virgilio, Oswaldo Simôes e Ricardo Campos, dentre outros, que puderam matar as saudades após tanto tempo sem se verem. Foi bom revê-los juntos novamente. Com certeza, a sua passagem por entre nós deixou umas marcas profundas no Judô, na Luta e no coração dos amigos. As saudades se farão presentes junto às boas lembranças do nosso querido Sansão.O velório está sendo na Capela 5 do Cemitério São João Baptista, no Rio de Janeiro. O enterro será às 17h.

5 comentários:

  1. Sanção..meu querido amigo....conheci na UGF..estudamos juntos, só ontem, anos depois de seu falecimento fiquei sabendo....doeu....chorei, lembrei do seu sorriso safado....das brincadeiras na Universidade....das conversas na escada do DI.....dos amigos compartilhados...deixou saudades...vai demorar um pouco passar a dor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.. me chamo Leandro Silva e sou professor de Judô aqui em Belém do Pará, o motivo deste contato e que o nosso professor 8 Dan Fernando pereira de Jesus esta triste por ter perdido um banner com a foto do Lhofei Shiozawa que ganhou de um aluno, pois esse aluno nao temos mais o contato, se fosse possível vc dono desse Blog , que entrasse em contato meu zap 91-981602645...entao queríamos uma foto do Shuiozawa para que fizéssemos novamente o Banner ou se fosse possivel eu entrar em contato com o Shiozawa..desde ja agradeço....

    ResponderExcluir
  3. Grande mestre deixar saudades meu amigo descanse paz.

    ResponderExcluir
  4. Sansão! Meu querido amigo da UGF... quantas risadas na cantina da universidade... fui saber 11 anos depois que vc havia partido.. chorei... formamos uma dupla e gostávamos de estar juntos! Jamais vou esquecer seu sorriso!

    ResponderExcluir
  5. Conheci Sansão ainda jovem e já brilhante lutador da nossa Seleção. Sempre que o via em Copacabana, na orla da praia, onde morávamos, junto à praça do Lido, era aquela simpatia de ser humano calmo e verdadeiro atleta modelo e campeão. Figura exemplar e muito amado por todos que o conheciam. Tendo saído do Rio há mais de vinte anos, ignorava que ele já havia partida para o mundo espiritual. Por certo, lá deve estar bem guardado pelo Mestre Supremo e terá sempre dos que o conheceram e acompanharam sua carreira, boas vibrações e as melhores lembranças. Saudades e muito carinho, querido Sansão. Nelson Bravo, ex-atleta e Diretor de Judô da AABB-Lagoa/Rio.

    ResponderExcluir