segunda-feira, agosto 28, 2006




Ciclo da Evolução - Plantio x Colheita – Saul Brandilise Jr.

Quando abri minha caixa postal, o primeiro @ dizia mais ou menos assim:
"Bom dia Saul, tudo bem?
Li em um de seus textos a seguinte frase: ‘Não queira saber o que os outros pensam sobre você, isso é problema deles’.
Sempre passo para os outros uma atitude calma. Acho que passo até desinteresse. Mas e quando isso começa atrapalhar no trabalho?
Como ser uma pessoa com mais atitude? Gosto do meu jeito, mas acho que preciso mudar, senão posso perder esse trabalho. Sei que cada pessoa se adapta em algum lugar, talvez eu esteja no lugar errado. Trabalho em uma agência de Marketing Promocional, onde tudo é acelerado. Como você é empresário, penso que tem uma visão ampla nesse sentido. Poderia me dizer algo a respeito"?
A sua pergunta, dúvida, é grande para que eu possa lhe dar minha opinião em uma resposta objetiva sem te conhecer, saber de seus problemas e das dificuldades de sua vida. Um @ tem energia suficiente para "sentir" a sua vibração, mas nunca para dar uma opinião mais próxima de sua expectativa, de sua opção.
Neste ponto não me considero capacitado como tal, mas posso lhe dizer o que eu penso:Tudo está relacionado. O que você faz, sente e desfruta hoje é o que está colhendo do plantio anterior. De suas atitudes em algum momento no passado. Sempre existe uma relação que não começou agora... Faz parte de sua evolução pessoal.
Seu trabalho profissional faz parte disso também... Você escolheu, por seus pensamentos e atos, e conseguiu ser o que está sendo, mas se não está satisfeita é outra coisa. Importante que perceba que você é hoje o que plantou ontem, mudar isso significa mudar o plantio hoje...
Normalmente as pessoas querem mudar o plantio e a colheita juntos. Por estarem insatisfeitas com a vida atual. Não é possível fazer isso... uma ação acontece de cada vez...
Se você já sabe que na sua empresa é preciso velocidade, e eu concordo contigo, aplique velocidade nas suas atitudes. Trabalhar com marketing promocional e ser lerda... tens pouco tempo de emprego.
Gostaria, contudo, de acrescentar que a vida que estamos "saboreando agora" é uma conseqüência de nossos valores, daquilo que acreditamos como verdadeiro para a nossa fé. Tudo no Universo tem conexão. Aceitar esta verdade começa a mudar a nossa vida. Nossos pensamentos terão conexão imediata, já que somos parte de um todo. Como eu me relaciono com a Natureza, com os animais, com as pessoas, com a sociedade que freqüento, cria uma relação fantástica com o que eu colho em minha vida. Somos efetivamente produto de uma conjunção de atos e ações, de pensamentos e fé.
Querer ignorar isso, a Lei de Causa e Efeito, é buscar pêlo em ovo ou tentarmos encontrar explicação para o inexplicável.
Normalmente temos estas atitudes: O mundo em nossa volta é que está errado. As pessoas, nossos familiares, nossos amigos, a empresa onde colhemos o nosso sustento, nossa religião, todos enfim estão equivocados. É pura busca de justificativas... mas nada fazemos para mudar. É mais fácil nos adaptarmos a isso, ao meio em que vivemos. Fica mais tranqüilo e cômodo não fazermos nada.
Se colocarmos uma rã em água muito quente ela pula logo fora do recipiente. Nem bem entra e já salta fora. O ambiente lhe é desfavorável. Não admite aquilo para si. A temperatura da água é insuportável. Mas se colocarmos uma rã em água, onde ela aceite a temperatura e depois levarmos a vasilha ao fogo, ela morre queimada sem tomar nenhuma atitude. Vai se adaptando ao aquecimento e morre. É o mesmo conosco, nos adaptando ao nosso mundo e criticando tudo à nossa volta e nada fazendo para mudar.
Vamos morrer assim.
A escolha da rã que queremos ser depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário