sábado, abril 29, 2006

Caravana do Esporte atende crianças em MS


Caravana do Esporte atende crianças em MS
Antonio Viegas, Dourados
Ontem foi dia de intensa movimentação na Aldeia Bororo, em Dourados, com as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Caravana do Esporte, um projeto do canal ESPN Brasil. Atletas renomados como Wladimir Rodrigues (ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira de Futebol) e Suzete Gobbi (ex-jogadora da seleção brasileira de basquete), em entrevista ao Correio do Estado, disseram que é uma emoção muito grande poder levar o conhecimento que adquiriram ao longo de suas vidas, para crianças e adolescentes, visando proporcionar a eles um futuro melhor.
O projeto, que foi realizado no ano passado em Caarapó, na Aldeia Tey Cuê, tem como finalidade principal integrar a área rural e área urbana, nesse caso, índios e não-índios. Para os dois atletas que integram uma equipe de outros profissionais do esporte, não se consegue isso do dia para a noite. "Nós estamos plantando uma semente e, com certeza, no futuro ela poderá germinar", comentou Suzete. Ela destacou ainda que foi gratificante o trabalho realizado ano passado em Caarapó e que em Dourados não está sendo diferente.
Wladimir Rodrigues, que é secretário de esportes da prefeitura de Diadema, destacou a importância desse trabalho coordenado pela ESPN, mas ressaltou que "infelizmente tem que se fazer através de entidades e da iniciativa privada". Ele acredita que se tratam de ações que deveriam ser desenvolvidas pelo Governo, mas entende que faltam recursos para atender essa área. "É mínimo o que se investe no esporte se compararmos ao que representa dar uma atividade a uma criança e tirá-la das ruas, onde estão expostas a todo o tipo de violência", disse o atleta.
O ex-jogador do Corinthians lembrou que, quando começou no futebol, as crianças ainda podiam brincar nas ruas e nos campinhos criados de forma improvisada nos terrenos baldios. "Hoje é totalmente diferente. Nas ruas elas só aprendem coisas ruins, por isso é necessária uma atenção maior dos governantes, no sentido de criar espaços para que elas possam ter seu tempo de ociosidade ocupado e, ainda mais, com chance de demonstrar seu potencial nas mais diferentes áreas", explicou Wladimir.
A caravana encerra seus trabalhos em Dourados neste sábado e, além da aldeia Bororo, o grupo que atua na canoagem aplicou atividades no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. Ontem as crianças de escolas da cidade foram levadas até a aldeia para participar da programação com os indígenas. Hoje são os indígenas que irão para a cidade. No total, serão atendidas mil crianças, sendo 167 por turno. Além de Suzete e Wladimir, integram o grupo de atletas Daniel Rodrigues (recordista brasileiro de salto com caiaque em cachoeira); Eduardo Bacellar (bicampeão do Grand Prix Nacional de judô) e Marcos Sabino (judoca atleta do São Caetano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário