Sarah em Paris, onde terminou na sétima posição *****************************************************************
Resultado confirma Sarah como primeira judoca do Piauí em Olimpíadas
Confirmação oficial sairá em poucos dias. Atleta é a primeira formada no Estado a conseguir tal feito.
O dia 1º de março ficará marcado na história do esporte piauiense e no judô nacional. Pela primeira vez, uma judoca formada no próprio Estado é classificada para uma Olimpíada. A derrota da carioca Daniela Polzin na primeira rodada da Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia, garantiu a presença de Sarah Menezes (até 48kg) como titular do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em agosto desse ano.
Na verdade, não foram as derrotas da agora reserva da seleção brasileira que classificaram a piauiense para sua primeira Olimpíada. Sarah disputou dois torneios seletivos na Europa no início de fevereiro. Sétima colocada na Super Copa do Mundo de Paris, na França, a piauiense surpreendeu ao vencer logo na primeira rodada a vice-campeã do mesmo torneio no ano anterior. Uma semana depois, em Budapete, na Hungria, faturou o bronze e foi a única brasileira a voltar com uma medalha.
Já Daniela Polzin perdeu na Copa do Mundo de Hamburgo, há uma semana, na primeira rodada, sem direito de disputar a repescagem. Hoje, na Polônia, ela fez sua primeira luta contra a francesa Laetitia Payet e perdeu por Ippon (golpe de pontuação máxima do judô) aos cinco segundos de luta. A brasileira não pode voltar ao tatame para tentar o bronze porque a francesa foi derrotada antes de chegar às semifinais.
A Confederação Brasileira de Judô deve confirmar a condição de Sarah como titular do Brasil em Pequim em no máximo duas semanas, prazo em que a comissão técnica irá analisar o desempenho de todos os judocas e anunciar os 14 nomes que defenderão país na China. Sarah Menezes, que completa 18 anos em breve, ainda terá a missão de tentar a primeira medalha do judô feminino do Brasil nos Jogos Olímpicos.
Ainda que o atletismo já tenha até conseguido medalha olímpica, como com Cláudio Roberto Sousa nos jogos de Sydney em 2000, na Austrália (prata no revezamento 4x100m), é a primeira vez que um atleta se classifica para a Olimpíada treinando no próprio Estado, sem precisar trocar o Piauí por centros com melhores condições de treinamento. Uma vitória dupla.
O Piauí ainda pode contar com o maratonista José Telles de Sousa na delegação brasileira. Ele tem o segundo melhor tempo em três vagas disponíveis para o país. A definição da equipe sairá em alguns meses. Matérias relacionadas
Atualizada às 11h59min
Fábio Lima
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com
Matéria Publicada em 01/03/08, 08:58
Matéria Publicada em 01/03/08, 08:58
FONTE: Cidadeverde.com - Teresina,PI,Brazil
Olá, Sarah!
ResponderExcluirParabéns.