sexta-feira, dezembro 24, 2010

Renascimento africano em debate no Senegal



“Renascimento Africano e Estados Unidos de África” é o tema do primeiro debate de uma série vários outros, que vão realizar-se a partir de domingo à tarde, no âmbito da III edição do Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN).

No encontro de abertura vão participar diversas personalidades, com destaque para o reitor da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar (UCAD), Abdou Salam Sall, Iba Der Thiam, ex-ministro senegalês da Educação, Kabenguele Munanga, professor na Universidade de São Paulo (Brasil), bem como Awa Niang Ndiaye, presidente do Espaço África Internacional em Genebra (Suíça).

O Renascimento Africano e os Estados Unidos de África foi objecto de um outro debate, na terça-feira passada, realizado no Monumento do Renascimento, em Dakar, entre o líder líbio Muammar Kadafi e o chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade.

Na altura, Wade prometeu trabalhar, a partir de Janeiro de 2011, no projecto de realização dos Estados Unidos de África.

Por outro lado, a comissão responsável pela organização da agenda brasileira no III Festival Mundial das Artes Negras esclarece que, apesar dos esforços empreendidos para que a programação do Brasil fosse o mais ampla possível, a participação de alguns artistas e grupos, como Gilberto Gil, Bando de Teatro Olodum, Teresa Cristina, Carlinhos Brown e Balé Folclórico da Bahia não foi concretizada.

Através de um comunicado de imprensa, a comissão esclarece que a rigidez da legislação eleitoral e a contenção de recursos do Governo do Brasil impediram a contratação, em tempo útil, dos artistas, provocando a incompatibilidade de algumas agendas.

No entanto, e apesar das ausências lamentadas, o comunicado realça o facto de o Brasil ser o país com a maior delegação nesta grande confraternização artístico-cultural, que conta com a participação de 60 nações.

A delegação brasileira reúne 362 personalidades, entre artistas, intelectuais, cineastas, escritores e grupos de dança e de música, com nomes representativos, como os de Sandra de Sá, Margareth Menezes, Lazzo, Olodum, Ilê Aiyê, Chico César, Rita Ribeiro, Mombaça, Escola de Samba Império Serrano, Rappin’ Hood, Joel Zito Araújo, Jefferson De, Zózimo Bulbul, Kabengele Munanga, Petronilha Beatriz Gonçalves Dias, Zélia Amador e Conceição Evaristo.

O III Festival Mundial das Artes Negras teve início no passado dia 10 e termina no próximo dia 31 de Dezembro, decorrendo nas cidades de Dakar, Saint Louis e na Ilha de Gorée, no Senegal.

O Brasil, país com um dos maiores contingentes de afro-descendentes do mundo é o convidado de honra desta edição. A comissão é composta por representantes do Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, Ministério das Relações Exteriores e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
 
FONTE: Jornal de Angola

URL FONTE: http://jornaldeangola.sapo.ao/
URL MATÉRIA: http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/renascimento_africano_em_debate_no_senegal

4 comentários:

  1. Natal, Novo Ano
    ¨¨¨@
    ¨¨@*@
    ¨@@*@@
    ¨¨¨¨@
    Desejo a você feliz 2011, um ano de muito sucesso, 12 meses de muita saúde, 62 semanas de muitas alegrias e coragem, 365 dias de muita sorte, 8760 horas repletas de amor e paz.

    ResponderExcluir
  2. Wonderful blog! i was too late to know of this..thanks a lot and have bookmarked!!


    Patient Satisfaction Survey Questionnaire

    ResponderExcluir
  3. Não é exagero dizer que cada pessoa
    se define pelos vínculos que
    estabelece com coisas e pessoas.
    Nos relacionamos o tempo todo
    mesmo que não troquemos
    uma só palavra com alguém.

    Que 2011 seja pleno de realizações!

    Abraços,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Retribuindo o carinho por seguir meu blog,também seguindo o seu,ok?

    Grande abraço!;)

    http://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir