quinta-feira, maio 08, 2008

"Torneio dos sonhos" de Luna acaba com derrota para campeão olímpico

04/05/2008 - 20h52
"Torneio dos sonhos" de Luna acaba com derrota para campeão olímpico
Bruno Doro
Em Belo Horizonte (MG)

O sonho de Guilherme Luna em Belo Horizonte acabou nas mãos do campeão olímpico Giuseppe Maddaloni. Na final dos meio-médios (81 kg) da etapa brasileira da Copa do Mundo, ele não soube manter a vantagem que tinha conquistado no início do combate e acabou com a prata.
A luta contra o campeão olímpico foi amarga para o brasileiro. Ele abriu vantagem de um yuko e um koka até a metade do combate, mas a maior experiência de Maddaloni acabou fazendo diferença. Ele conseguiu seu primeiro koka a 2min30 do fim. No último minuto, nervoso, Guilherme acabou punido e o combate ficou empatado - os dois ainda foram punidos por falta de combatividade.
No Golden Score, Maddaloni estava mais inteiro e o brasileiro, a cada vez que a luta era interrompida, demorava a levantar. A 2min40 para o final, foi derrubado pelo italiano, permitiu a imobilização e perdeu o combate. "Eu estava muito cansado. Estava doente na semana passada", explicou o brasileiro.
Antes, porém, Luna protagonizou a maior surpresa da competição até agora. Aos 22 anos, derrotou o francês Anthony Rodriguez nas semifinais. Rodriguez é o atual vice-campeão mundial - perdeu a final no Rio-2007 para o brasileiro Tiago Camilo, que não competiu em Minas por lesão no joelho.
O combate foi polêmico. Ele estava perdendo até o final dos primeiros cinco minutos, quando encaixou um golpe e empatou com Rodriguez. Insatisfeito, o francês chegou a reclamar da decisão dos árbitros. No Golden Score, Luna conseguiu um contragolpe, derrubou o francês e foi à decisão.
Rodriguez deixou o tatame distribuindo beijos irônicos para a torcida brasileira, que comemorava a vitória de Luna. "Eu acho que não perdi. Mas foi uma vitória dos brasileiros, já que lutava contra um brasileiro", disse o francês, após conquistar o bronze.
Ao voltar ao tatame, à noite, Rodriguez continuou polêmico. Ele bateu o brasileiro Bruno Mariano pelo bronze e também saiu distribuindo beijinhos ao público, que protestava. "Eu acho normal isso. A torcida é apaixonada pelos lutadores de seu país. No ano passado, no Mundial, já foi assim. Mas eu adoro o Brasil. O país é bonito, o clima é excelente e as mulheres bonitas", disse o vice-campeão mundial.
Na outra decisão do bronze, o brasileiro Felipe Braga derrotou o argentino Hector Campos. Pessanha é campeão dos médios
Entre os médios, o carioca Hugo Pessanha, da seleção B, acabou vencendo o titular do time olímpico, Eduardo Santos, e ficou com o título dos médios (90 kg). Ele bateu Santos pela manhã e, à noite, entrou no tatame já campeão - venceu o alemão Robert Dumke.
Na luta anterior, Santos precisava vencer por ippon o também brasileiro Vinícius Chicale. Venceu apenas por waza-ari e acabou com a prata. "Minha preparação estava prejudicada. Eu fiquei seis semanas sem treinar, por causa de um rompimento parcial dos ligamentos do cotovelo esquerdo e estava completamente sem ritmo", explicou Eduardo.
FONTE: UOL Esporte - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário