segunda-feira, maio 12, 2008

NUNO DELGADO Judoca Pioneiro

NUNO DELGADO Judoca Pioneiro
JUDO

Nuno Delgado (31 anos) já abandonou como atleta a carreira desportiva, mas ainda hoje é considerado o melhor judoca masculino de sempre em Portugal, graças a uma carreira fulgurante, cujo ponto mais alto foi atingido nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, prova onde conquistou pela primeira vez para o judo nacional uma medalha de bronze na competição mais prestigiante do Planeta.

Depois de ser campeão europeu em 1999, o atleta do Sport Algés e Dafundo qualificou-se para o palco australiano ao acabar no 5.º lugar do Mundial de Birmingham (Inglaterra) do mesmo ano, apresentando-se, na temporada seguinte, em excelente forma e como um dos candidatos ao pódio da prova olímpica, dado que também estava cotado entre os melhores do “ranking” europeu e mundial. E Nuno Delgado não defraudou as expectativas, após seis combates, onde averbou cinco vitórias e apenas uma derrota.

O português de ascendência cabo-verdiana bateu sucessivamente o monegasco Thierry Vatrican (ippon), o italiano Francesco Lepre (decisão), o australiano Daniel Quelly (ippon), o iraniano Kazem Sarikhani (ippon) e, no combate decisivo pelo bronze, o uruguaio Alvaro Peseyro (ippon). Só o sul-coreano Cho in-Chul, que acabaria por se sagrar vice-campeão olímpico, travou o representante nacional, derrotado-o por yuko.

O olímpico seria, ainda em 2000, campeão europeu de clubes, pelos alemães do TSV Abensberg, e vice-campeão europeu individual em 2003, o que dava novas hipóteses de subida aos pódios nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Mas, na última semana de preparação, Nuno Delgado lesionou-se numa mão e não pôde lutar nas melhores condições, sendo eliminado precocemente, depois de ter sido o porta-estandarte da delegação portuguesa na prova grega.

Fustigado por inúmeras lesões, o também professor de Educação Física abandonaria a luta nos tapetes e dedicou-se como treinador à divulgação do judo em Portugal, apoiando a formação do Algés e fundando a Escola de Judo Nuno Delgado, de que é presidente. Entretanto, foi nomeado seleccionador nacional de Sub-16.
Curiosidades

• Iniciou-se como praticante na Casa de Benfica de Santarém, cidade onde viveu a infância, tendo como treinadores António Anjinho e Jorge Barroca.

• Sendo o mais forte atleta do clube ribatejano, sagrou-se campeão nacional aos 12 anos (1989), feito que repetiu nos dois anos seguintes.

• Decidiu rumar a Lisboa, em 1994, para evoluir como atleta e prosseguir os estudos universitários (Educação Física na FMH), ingressando no Sport Algés e Dafundo, onde teve como treinadores Rui Domingues e Pedro Cristóvão.

• Foi o atleta que mais se evidenciou da chamada geração de ouro, onde pontificaram nomes como os de Pedro Soares, Michel Almeida, Guilherme Bentes ou Pedro Caravana.

• Fez parte da Selecção Nacional que se sagrou vice-campeã europeia por equipas em 2001.

• Ganhou nove medalhas em torneios do Circuito Europeu, agora Taça do Mundo, com três pódios em provas de categoria Super A, entre os quais o fortíssimo Torneio de Paris.
Data: Sabado, 12 Janeiro de 2008 - 11:06

FONTE: Record - Lisboa,Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário