domingo, maio 11, 2008

Judo: Selecções nacionais participam no africano em Marrocos

Judo: Selecções nacionais participam no africano em Marrocos
Luanda, 10/05 - As selecções nacionais seniores masculina e feminina de judo seguiram hoje (sábado) a noite para o Reino de Marrocos, onde vão participar no campeonato africano da modalidade em ambos os sexos, a decorrer na cidade de Rabat, de 13 a 22 de Maio.
No referido torneio, Angola estará presente apenas com um grupo de seis atletas, sendo duas na classe feminina e quatro na masculina, ao contrário da comitiva de treze judocas que esteve recentemente no torneio regional em Moçambique.
De acordo com o seleccionador nacional da modalidade, André de Sousa Sampaio, entrevistado pela Angop no aeroporto, a primeira meta da representação nacional no evento é o apuramento de todos os atletas angolanos para os Jogos Olímpicos Pequim-2008, a ter lugar em Agosto próximo, na República Popular da China, independentemente de conquistarem o primeiro lugar ou outra posição.
André de Sousa deu ainda a conhecer que a comitiva ficou reduzida devido a algumas dificuldades financeiras que impossibilitaram a integração de mais judocas no presente grupo que vai ao torneio de Rabat (Marrocos).
Entretanto, entre os seleccionados masculinos constam todos que medalharam em Maputo, entre os quais Ângelo António (-73 kgs), duas medalhas de ouro, Henrique João (-80 kgs), duas medalhas de prata, Casimiro Bento (-100 Kgs), duas medalhas de ouro, e Denis Silva (+100), duas medalhas de ouro.
Em feminino está presente apenas Elma Bartolomeu (+78 kgs), uma medalha de ouro, e Antónia de Fátima “Faya” (-70 Kgs), com duas medalhas de ouro, que foi já campeã africana em 2005 e uma das maiores referencias da equipa nacional.
Entretanto, quanto ao atleta Denis Silva, André de Sousa disse que o mesmo está praticamente apurado para os Jogos Olímpicos, sendo apenas necessário que mantenha a mesma pontuação para ir à China.
O referido judoca ocupou o terceiro lugar nos africanos de 2006 e 2007, sendo actualmente terceiro melhor do continente na sua categoria. A caravana angolana ao evento é chefiada pelo vice-presidente da federação de judo, Quintino Cabral de Sousa, e integra ainda o técnico-adjunto, Carlos Correia (Guda), o técnico auxiliar, Eduardo Pedro, e o árbitro internacional de categoria A ,José Malory.
Dos atletas que estiveram em Moçambique ficaram de fora da presente selecção Edvaldo Patrício (60kg), Eduardo Salgueiro (-66kg) e David Afonso (-90kg), em masculino, e Graciete António (52kg), Juzileide Gourgel (57kg), Angélica Sardinha (63kg) e Natália Maquiasse (-78kg), na classe feminina.
Os seleccionados angolanos em ambos os sexos participaram recentemente no campeonato de judo da região, realizado há dias, na cidade de Maputo, Moçambique, onde a representação nacional conquistou mais de dez medalhas, entre as quais ouro, prata e bronze.
FONTE: AngolaPress - Luanda, Angola
http://www.angolapress-angop.ao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário