quinta-feira, maio 08, 2008

Judô — esporte olímpico, disciplina e valores éticos

Judô — esporte olímpico, disciplina e valores éticos
Alunos do Colégio Arlindo Carvalho Amorim descobrem a importância e o charme do Judô no dia-a-dia

Além das técnicas de lutas o Judô passa a sua filosofia, sua maneira de pensar e agir. E a melhor maneira de expressar essa filosofia é o ditado “Ceder para Vencer”, que mostra uma maneira diferente de ver, que não se resolve as coisas só batendo de frente com o problema, mas a reflexão. Ensina também o respeito ao próximo, aos mais velhos e o ser humano em geral.
Que existem leis e regras que precisamos seguir para tornar uma sociedade mais justa e igualitária. Segundo a estudante Viviane Alves Batista, do 1º ano A, “o Judô é um esporte bom de se praticar, pois aprendemos muitas técnicas e lições importantes que são úteis no nosso dia-a-dia: usar os golpes somente quando necessário; jamais usá-lo em brigas, pois esse esporte significa “Caminho da Suavidade”, acima da força está a inteligência. Por isso é importante usar mais a inteligência do que a força, pois sabendo pensar você sabe como usar as técnicas, e assim quem sabe se tornar um grande judoca”. Para Aladim Alves Bernardes, estudante do 1º ano A, “o Judô não é apenas uma luta, tem uma filosofia de vida que mostra na prática que para vencer temos que ceder, ou seja, se queremos algo temos que, na maioria das vezes, nos sacrificar ou abrir mão do mesmo; é uma cultura que tem tradições e regras e se não seguidas, punições serão aplicadas; tivemos algumas aulas práticas onde aprendemos como cair e reagir”.
Disse também “o Judô fala sobre educação, respeito, de fazer o que é certo, de falar o que pensa, sobre amizade e também de convívio social e que não é apenas uma luta, mas pequenas coisas que estão ou deveriam estar no nosso dia-a-dia”. Claudio Costa, educador de Educação Física, afirma que o Judô no Colégio é uma atividade diferente e estimulante para os estudantes, pois poucos têm essa oportunidade de “experimentar” novos esportes. As aulas desenvolvidas foram proveitosas e estimulantes com a participação de todos, segundo os estudantes da 7ª C, 8as A-B-C, 1º ano A e B. Muitos perguntaram onde poderiam praticar a modalidade, mostrando o interesse pelo esporte para treinar e quem sabe se destacar, podendo até chegar a uma Olimpíada.
Viviane A. Batista e Aladim A. Bernardes, 1º ano A - Cláudio Costa – Educação Física
FONTE: Bem Parana - Curitiba,PR,Brazil
http://www.bemparana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário