sexta-feira, abril 18, 2008

Um infatigável lutador contra o colonialismo


Um infatigável lutador contra o colonialismo
ANA MARQUES GASTÃO

Aimé Césaire, pai do conceito de negritude - a consciência de ser negro -, morreu ontem aos 94 anos num hospital em Fort-de-France, onde estava hospitalizado há uma semana devido a problemas cardíacos. Era natural da Martinica e consagrou a sua vida à poesia e à política.

Solidário com o mundo negro, considerava que a cultura é tudo o que o homem imaginou para moldar o mundo, para o tornar digno do ser humano. E assim a vida passou a ser, na sua opinião, mais vivível e a morte afrontável. Aimé Césaire foi um dos fundadores do Movimento Negritude, criado depois da II Guerra Mundial, que agregou escritores negros francófonos, entre os quais o senegalês Léopold Sédar Senghor.

Este assegurou que foi Césaire a inventar a palavra, embora ele próprio preferisse a expressão "criação colectiva". Para Aimé Césaire, "assimilação" significava alienação, recusa de si mesmo. E a poesia, via-a como uma "arma miraculosa", de onde poderia vir a salvação. Negritude, na visão do escritor, era a cultura: "Sou um grande admirador dos latinos e ainda mais dos gregos, mas sei que os gregos e os romanos também devem muito ao Egipto, à Etiópia, a África", disse, um dia, acrescentando que não se ficou pelo "saber tacanho, clássico, sancionado pelos exames e pelos diplomas europeus".

O movimento Negritude emergiu da revista dos estudantes da Martinica O Estudante Negro, que reivindicava a identidade negra e a sua cultura contra a opressão cultural colonialista francesa. Tratava-se, para o poeta, de agir para que os martiniquenses e os guadalupinos tomassem consciência da sua realidade.

Neto do primeiro professor negro de Martinica, a principal figura das Antilhas Francesas também abraçou a carreira política: foi presidente da Câmara de Fort-de-France durante 56 anos (1945-2001) e deputado (1945-1993). Natural de Basse-Pointe, onde nasceu, Césaire foi aos 18 anos estudar para Paris, cidade onde veio a conhecer o amigo Senghor, poeta e político senegalês (1906- -2001) que se tornou primeiro presidente do Senegal (1960-1980).

O escritor regressou à Martinica, aos 26 anos para dar aulas, onde foi presidente da autarquia de Fort-de- -France. Além da poesia, que ilustra o melhor do surrealismo literário do século XX, tem uma vasta obra publicada nas áreas do teatro, ensaio e história. Em Portugal estão disponíveis, entre outros, Discurso sobre o colonialismo (1978) e E os cães deixaram de ladrar (1975). Césaire escrevia com a terra dentro e o mar no horizonte, percorrendo os seus poemas não só a luta política mas as vertentes da sensualidade da palavra.

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, sublinhou que a Martinica perde um dos seus pais espirituais, exprimindo a sua "grande tristeza". "Na verdade", acrescenta, "é toda a nação francesa que está de luto".

Saudando a memória de um grande poeta , de espírito "livre e independente", Sarkozy salientou que ele era, com Léopold Senghor, um dos pais do conceito de negritude: "Foi um grande humanista no qual se reconheceram todos os que lutaram pela emancipação dos povos do século XX".

O Chefe do Estado francês elogiou ainda a carreira do político.Associando-se à tristeza da morte de Césaire, o primeiro-ministro François Fillon saudou a memória de um representante excepcional do engagement poético e político, que, até ao último momento, não baixou as armas do seu combate: "O poeta Césaire não temia nem a força das imagens nem as suas rupturas. Da sua cólera, fazia nascer cantos possantes e duros."

Sègolène Royal, ex-candidata socialista à Presidência, relembrou, entretanto, o homem que trouxe esperança aos humilhados, longe de todas as hipocrisias, considerando-o "um infatigável combatente pela dignidade humana", reclamando a sua entrada no Panteão.

O gabinete da ministra do Interior e do Ultramar, Michèle Alliot- -Marie, determinou que o poeta terá honras de funeral de Estado em data a anunciar oportunamente.

FONTE (photo include): Diário de Notícias - Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário