quinta-feira, abril 10, 2008

AO LADO DE CAMÕES - Vitorino Nemésio recitado no Metro de Washington

Ovidiu Cincheza
view full image critique photo view portfolio (42 images)
*******************************************************


AO LADO DE CAMÕES - Vitorino Nemésio recitado no Metro de Washington


Publicado na Terça-Feira, dia 10 de Abril de 2007, em Actualidade
Além dos portugueses, serão lidos também, no mesmo período, poemas de autores dos restantes 26 estados membros da União.


A iniciativa, organizada pela representação da Comissão Europeia na capital norte-americana com a colaboração dos 27 estados, enquadra-se nas comemorações do cinquentenário dos Tratados de Roma, que fundaram a UE.


Ao longo de Maio serão lidos cinco poemas de cada país na língua original e numa tradução inglesa no Metropolitano e nos autocarros de Washington.


No caso de Portugal serão lidos excertos dos seguintes poemas: "Os Lusíadas", de Camões, "Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, "Coração Polar", de Manuel Alegre, "Chuva Oblíqua", de Fernando Pessoa, e "Áspera Vida", de Vitorino Nemésio.


Contrariamente a Espanha, que divulgará apenas poemas de autores já falecidos, Portugal inclui na sua lista um poeta ainda vivo, Manuel Alegre, deputado do Partido Socialista.


As participações dos restantes países não são ainda conhecidas. Informações pormenorizadas sobre o evento estarão em breve disponíveis no endereço da Internet europeanpoetryinmotion.eu.


A Comissão Europeia considera ser esta "uma grande oportunidade para os Estados-membros divulgarem a sua língua e literatura e ao mesmo tempo apoiarem os Estados Unidos no seu esforço para promover a literacia".


Para o executivo de Bruxelas, "a capacidade de ler e escrever não só abre as portas a uma boa instrução e a uma carreira de sucesso mas também à aprendizagem sobre outras culturas", um instrumento essencial para responder aos desafios de um mundo globalizado.


Neste projecto, a Comissão Europeia conta com o apoio da Autoridade dos Transportes de Washington, a Comissão para as Artes e Humanidades da capital dos Estados Unidos e da Sociedade Americana de Poesia, entre outras entidades.


Os Tratados de Roma foram assinados a 25 de Março de 1957 pelos Seis - Alemanha, França, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda - lançando o que é hoje a União Europeia, com 27 Estados-membros, incluindo Portugal.


Direitos de autor


"salvaguardados"


Os poemas portugueses a divulgar em Maio em Washington no quadro da iniciativa "European Poetry in Motion" têm os direitos de autor "salvaguardados", disse à Lusa fonte da embaixada portuguesa na capital norte-americana.


Os poemas em questão, indicou a fonte, fizeram parte de uma exposição denominada Língua Portuguesa - Oceano de Culturas, organizada há anos (1998) pelo Instituto Camões em Lisboa.


FONTE: A União - Angra do Heroísmo-Ilha Terceira,Açores,Portugal
http://www.auniao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário