terça-feira, março 18, 2008

Livro analisa conceitos de Marx

Karl Marx: obra polêmica e transformadora na filosofia
(Foto: Reprodução)
***********************************************************


LANÇAMENTO
Livro analisa conceitos de Marx




Conceitos centrais da obra do pensador alemão Karl Marx são revisados em estudo do mestre em filosofia Jorge Luís de Oliveira. O livro será lançado hoje


Karl Marx (1818 - 1883) deixou uma obra tão influente quanto polêmica. Poucas no universo da ciências humanas e da filosofia ocidental podem rivalizar com ela, nestes dois aspectos. Inspirador dos modernos movimentos socialistas, Marx viu a validade de seu pensamento ser questionada com a queda do Muro de Berlim e o esfacelamento da antiga União Soviética. Os detratores, no entanto, sempre encontraram gente disposta a defender as idéias do alemão, muitas vezes trabalhando em revisões e atualizações de seus conceitos.


“Alienação, trabalho e emancipação humana em Marx” é mais um livro a apontar a permanência da obra de Karl Marx e seu valor de referência para entender o atual sistema econômico mundial. O livro, de autoria do pesquisador cearense Jorge Luís de Oliveira, será lançado hoje, às 19h30, na Livraria Oboé. O estudo é resultado da dissertação de mestrado do autor, orientado pela estudiosa Mirtes Miriam Amorim Maciel, na Pós-Graduação de Filosofia da UFC.


Conceitos


Em seu livro, Jorge Luís analisa dois conceitos centrais na obra de Karl Marx, a alienação e o trabalho. O autor expõe o desenvolvimento destas idéias ao longo de alguns dos principais trabalhos do pensador alemão, como os “Manuscritos Econômico-Filosóficos”, “A Ideologia Alemã” e sua obra máxima, “O Capital”.


Em “Alienação, trabalho e emancipação humana em Marx”, Jorge Luís localiza sua discussão a respeito da alienação em suas manifestações ligadas à esfera religiosa e econômica. O recorte evita adentrar nos múltiplos e, por vezes, conflitantes desenvolvimentos dos conceitos por outro pensadores de tradição marxista.


Na segunda parte, o autor revisa o conceito marxiano de trabalho, alienação da força de trabalho e sua divisão social no capitalismo. O autor conclui seu estudo com uma investigação das relações da obra de Marx com as ideologias e os movimentos políticos socialistas e comunistas.


Encruzilhada


Apesar de estudar o autor a partir de uma leitura filosófica de suas obras, Jorge Luís apresenta o pensamento marxiano que mais se assemelha a uma encruzilhada. Economista por formação, Marx passou longe de ser um pensador convencional em seu trabalho. Assim, sua obra tangencia a filosofia, o pensamento social (que anos mais tarde daria origem à sociologia moderna) e a história.


Esta diversidade de leituras de Marx transparece nas referências utilizadas no trabalho, que reúne continuadores e críticos da obra do pensador.


Mais informações:


Lançamento do livro ´Alienação, trabalho e emancipação humana em Marx´, de Jorge Luís de Oliveira.


Às 19h30, na Livraria Oboé (shopping Center Um, loja 207).


Contato: 3264.4570


FILOSOFIA


"Alienação, trabalho e emancipação humana em Marx"


Jorge Luís de Oliveira
296 páginas
R$ 20
Edições UFC
2008

FONTE (image include): Diário do Nordeste (Assinatura) - Fortaleza,CE,Brazil
http://diariodonordeste.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário