terça-feira, julho 25, 2006

PARDINHO SEDIA CAMPEONATO DE JUDÔ


Pardinho sedia campeonato de Judô

A cidade de Pardinho -SP, será sede do Campeonato Regional de Judô que será classificatório para o Campeonato Paulista de Judô. O evento acontecerá neste sábado, dia 29 de julho a partir das 9h00.Estarão disputando a passagem para a fase final, mais de 400 judocas de 11 cidades da região. O campeonato terá a participação de atletas de todas as categorias em ambos os sexos.Além da competição, o Ginásio Municipal de Pardinho irá receber neste sábado, vários atletas consagrados do Judô nacional. Pardinho tem o segundo maior tatame para prática de artes marciais do Estado de São Paulo. “Durante entre as lutas serão homenageados varias pessoas ligadas ao Judô, que de uma forma ou de outra contribuíram para o desenvolvimento desse esporte”, disse o professor Argeu Mauricio, que responde pela modalidade na cidade de Pardinho.

24-07-2006

Fonte: Entrelinhas - Botucatu,SP,Brazil -
http://www.entrelinhas.com/

Colônias japonesas já comemoram centenário


Colônias japonesas já comemoram centenário
Da redação

Nesta semana, aconteceu a 4ª reunião da Comissão Coordenadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, na Estação do Valongo, sede da Secretaria de Turismo. Celebrado em 18 de junho de 2008, o centenário já é comemorado pelas associações da colônia japonesa que participaram do evento Caros Amigos de Santos, ocorrido no Centro Histórico.
Com participação de representantes das Secretarias de Turismo (Setur), Educação (Seduc), Obras e Serviços Públicos (Seosp), Cultura (Secult), Fundação Arquivo e Memória (Fams), Comissão Especial de Vereadores (CEV) e associações da colônia japonesa, a reunião teve como destaque a discussão de atividades para formatação de um calendário de eventos até 2008.
O desenvolvimento do calendário ficará sob responsabilidade de uma subcomissão que associará as diversas atividades com as datas comemorativas da cultura japonesa. Depois de elaborado, o calendário será apresentado em reunião para todos os representantes. A data da próxima reunião ainda não foi definida.
COMEMORAÇÃO ANTECIPADA A cultura japonesa esteve em exposição na Estação do Valongo, no programa Caros Amigos de Santos. O Grêmio de Haicai Caminho das Águas expôs banners com os pequenos poemas. Apresentações de artes marciais como o Aikidô, Associação Santos Aikikai; e danças típicas com adultos e crianças foram apresentadas pela Associação Atlética Atlanta.
Já a Associação Shinto Ryiu do Brasil mostrou ao público a arte Kenbu Shibu, uma prática da alta nobreza japonesa realizada com leques, além das artes jodo e naginata. As oficinas de origamis foram oferecidas pela professora Helena Akasaka. O judô e karatê foram apresentados pelas delegacias regionais. De acordo com o Grêmio de Haicai, até o dia do centenário serão realizadas outras manifestações culturais para o público.

Fonte: Boqueirao News - Santos,SP,Brazil - http://www.boqnews.com.br/

Naulu gets the nod in judo

Josateki Naulu takes Nemani Takayawa to the mat during training in Suva on Sunday

Naulu gets the nod in judo
Tuesday, July 25, 2006

Cakaudrove native Josateki Naulu has been named in the Oceania men's team to take part in the World Team Championships in Paris, France in September.
Naulu, 22, a third year university student in Japan, was picked after outstanding performances at the Oceania Judo Championships held in Tahiti last week.
He has been named alongside ninth world ranked Sisilia Naisiga to take on the best of the best from the 12 participating regional teams. Naulu beat Devio Rehi of Tahiti in the final of the senior men U81kg to win gold at the Oceania meet.
Team Fiji manager Nacanieli Takayawa said Naulu made the whole tournament look easy.
He said they were preparing the upcoming Pacific Games to be held in Samoa next year. "The tournament which Sisilia and Jo will be attending will be a good training and exposure for them," Takayawa said. "The main focus for judo will be either beating or equalling our record at the Pacific Games," he said.
Fiji won eight gold medals in judo at the South Pacific Games held in Fiji in 2003.
Naulu, along with Japan-based Nemani Takayawa, Pelasio Rageci and Nabua Secondary School sixth former Mereseini Galu, all returned from a good Oceania outing. The judokas returned home with five gold and a bronze and are looking forward to the World Judo Championships and the Oceania Open as they are the qualifying tournaments for the Beijing Olympics in 2008.

Fonte: Fiji Times - Suva,Fiji -
http://www.fijitimes.com/

IGOR LOBATO TRAZ MEDALHA DE PRATA

Igor Lobato traz medalha de prata

O paraense Igor Lobato, da Escola Mascote,conquistou medalha de prata na categoria 64 quilos do Campeonato Sul-Americano de Judô, realizado no Uruguai. Igor perdeu a medalha de ouro para um argentino por imobilização, numa das lutas mais emocionantes da competição.
O Brasil conquistou ao todo 26 medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze nas classes Infanto e Pré-Juvenil, superando a marca do ano passado.
Igor Lobato, agora integrante da seleção brasileira, faz parte da nova geração do judô paraense conquistando sempre lugar destaque no pódio em todos os eventos em que participa. Sua participação no Sul-Americano é o resultado do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos pelo seu técnico Claudio Eanes com ajuda da familia do judoca que não mede esforços para ajudar na sua preparação.

Fonte: Amazônia Jornal - Belém,PA,Brazil -
http://www.oliberal.com.br/

Alagoas ganha bronze de judô na Olimpíada


25/07/2006
Alagoas ganha bronze de judô na Olimpíada

O judoca Weydner Wellisson, da Ibesa, foi o primeiro atleta a conquistar uma medalha para o Estado de Alagoas na Olimpíada Universitária, que está acontecendo em Brasília. Ele ficou em terceiro lugar (medalha de bronze) na categoria até 60 quilos. O basquete masculino da FAL terá a sua folga hoje. Já o handebol alagoano que sempre consegue posição de destaque no cenário nacional, terá hoje jogos decisivos em busca da classificação. A equipe feminina da FAL enfrenta a UEPA (PA) a partir das 13h30. O jogo será disputado no ginásio da UNB. Com duas derrotas, 39 x 16 para a FAG (PR) e 35 x 17 Univila (ES), o handebol feminino da FAL só permanece na disputa se vencer hoje. Já a equipe masculina também tem uma partida decisiva. O time entra em campo no ginásio do Sesi a partir das 13h30, enfrentando a Universidade Nilton Lins (AM). Na estréia, a FAL venceu o Unirg (TO) 34 x 25. Ontem, no segundo compromisso, a FAL acabou sendo derrotada pelo UEM (PR) por 28 a 18. Outros esportes Além do basquete e do handebol, outras modalidades continuam em disputa. No futsal feminino, que disputa a divisão especial, o Cesmac (AL) enfrentará a Unip (SP) a partir das 15h, no Ginásio Sobradinho. No futsal masculino, o Ibesa (AL) enfrenta o Unic (MT) a partir das 18h30 no ginásio da Crespom. No voleibol, no torneio masculino, o representante alagoano é a equipe da FAL. Os jogos são disputados no ginásio do Núcleo Bandeirante. Na rodada de hoje, o adversário será da UCDB (MS). As competições de judô e nata ção também prosseguem hoje. A delegação alagoana que participa das 54º Olimpíadas Universitárias/JUBs 2006 acredita que o desempenho pode melhorar em comparação ao posicionamento do ano passado, quando a delegação alagoana terminou a competição em 12º lugar.


Fonte: Tribuna de Alagoas - Maceió, AL, Brazil - http://www.tribunadealagoas.com.br/

Paraenses brilham nos JUBS



Paraenses brilham nos JUBS

Os paraenses brilharam nas piscinas das Olimpíadas Universitárias JUBS 2006, competição disputada em Brasília, até o dia 30 deste mês. Igor Bezerra, da UFPA, confirmou favoritismo nos 400 metros medley e conquistou ouro na prova de domingo, com tempo de 04'49'67. O nadador ganhou outras duas medalhas de bronze, nos 1500m livre (17'01'58) e 400m livre (04'12'26').
Depois de conquistar a Travessia Murubira Farol, no Mosqueiro, a nadadora Thaissa Arruda (Fibra), conquistou dois bronzes nas Olimpíadas: nos 200 livre, com tempo de 2'13'26, e nos 400 livre, com tempo de 5'03'72. De acordo com José Otávio Carepa, diretor técnico de natação da Federação Paraense de Esportes Universitários (Feup), os nadadores paraenses sentiram bastante a umidade relativa do ar, em torno de 30%.
No judô, o atleta Rafael Giusti (Faci), conquistou bronze na categoria acima de 100 quilos.
Nos esportes coletivos, a Esmac confirmou a supremacia no futebol de salão, tanto na categoria feminino quanto no masculino. No feminino, a equipe do Madre Celeste bateu a Cesmac (AL) por 2 a 0, domingo. Ontem, nova vitória: 4 a 1 Univila (ES). O time paraense está praticamente confirmado na próxima etapa da competição. No masculino, a Esmac aplicou uma goleada sobre a Uniceuma (MA), por 10 a 4. O objetivo é chegar às finais e conquistar o ouro, após a frustração do ano passado, quando ficou com a prata.
No vôlei masculino, a UFPA derrotou a Metropolitana (RO), por 3 sets a 1, domingo, e ontem perdeu pelo mesmo placar para a Ufac (AC). A UFPA fez bonito nas duas primeiras apresentações pelo basquete masculino. Foram duas vitórias que praticamente selaram a classificação dos paraenses à fase seguinte: 62 a 51 sobre a UFS (SE) e 74 a 70 sobre a FAL (AL).
Já o basquete feminino não teve o mesmo aproveitamento. A equipe da UFPA perdeu na estréia por 39 a 65 para a UCDB (MS), mas se recuperou e derrotou a UFRN (RN) por 54 a 43.
No handebol masculino, a Unama venceu a UFAC (AC) por 27 a 19. No naipe feminino, a Uepa perdeu as duas partidas da sua chave: 3 a 50 para a Univila (ES) e 8 a 56 para a UCB (RJ).

FONTE: Amazônia Jornal - Belém,PA,Brazil - http://www.oliberal.com.br/

segunda-feira, julho 24, 2006

AMAR A SI MESMO - Carlos Romero


AMAR A SI MESMOCarlos Romero

Os modernos psicoterapeutas estão muito preocupados com o que se costuma chamar de auto-estima. Há muita gente por aí fracassando nos negócios, nos projetos, na vida, enfim, devido ao menosprezo a si mesma.
Quando Jesus disse que amássemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, estabeleceu aí três tipos de amor, embora integrados num só. Sim, porque quem verdadeiramente ama a Deus, está amando a tudo, pois Deus está em tudo. Ele tanto se manifesta num simples e asqueroso morcego como na mais bela flor do campo, como na mais luminosa estrela. O amor divino imanta-se em todas as coisas. Daí cometer um sacrilégio aquele que procura separar, discriminar, dividir as coisas. Diz a sabedoria evangélica que uma folha não cai sem que Deus não esteja aí presente. É que Deus é a lei, é a energia consciente que se manifesta em tudo. Jamais uma entidade antropomórfica.
Por incrível que pareça ainda há pessoas que quando se referem a Deus, olham para cima, como se o Criador estivesse no firmamento, sentado num trono, rodeado de anjos, a cantar o tempo todo. O grande e revolucionário Einstein declarou que o Universo é um pensamento. E esse pensamento não é outro senão Deus.
Aquele que despreza a si mesmo, que não pratica a auto-estima, que vive o tempo todo se subestimando, não ama a ninguém. A auto-estima é fator para o sucesso na vida. Nada, portanto, de estar dizendo: "eu não presto", "eu sou um miserável", "sou uma criatura sem sorte", "nasci para sofrer." "Quem sou eu para merecer tal favor."
Ora, está mais do que provado que tudo que pensamos se torna realidade. Somos o que pensamos. Livros e mais livros estão sendo escritos evidenciando essa realidade. É o tal pensamento positivo. Infeliz de quem olha a vida com amargura, com ressentimento, com pessimismo. Jamais alcançará um lugar ao sol. Quem se despreza é digno de compaixão. O pessimismo é uma enfermidade. Uma enfermidade que gera outras enfermidades. Cada vez mais devemos nos valorizar. Isso não constitui orgulho, não, como muita gente pensa. Isso constitui respeito a si próprio.
O grande avatar indiano Ramachrisna ensinava que é perigoso dizer repetidamente: "eu sou um pecador." Quem assim pensa, termina pecando mais ainda.
Somos criaturas perfectíveis, isto é, fadadas à perfeição, isto é, à iluminação. Mais ainda, somos deuses, como sentenciou certa vez Jesus. Ora, se somos deuses, tratemos de descobrir e projetar essa essência divina que dorme dentro de nós.
Está certa a assertiva de que o homem é a imagem de Deus. Mas não apenas o homem. Tudo que foi criado, desde o inseto mais desprezível ao sábio mais iluminado, está impregnado da energia divina.
"Eu sou um miserável"; "eu não valho nada."; "tudo para mim dá errado." Expressões como essas jamais devem ser pronunciadas. Quem assim pensa, não está se auto-estimando, por conseguinte, não está amando a Deus. Não ama a Deus quem não ama ao próximo nem a si mesmo.

Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.
Tal vez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.
Pablo Neruda

OS TEUS PÉS - Pablo Neruda


Os teus pés
Quando não te posso contemplar
Contemplo os teus pés.
Teus pés de osso arqueado,
Teus pequenos pés duros,
Eu sei que te sustentam
E que teu doce peso
Sobre eles se ergue.
Tua cintura e teus seios,
A duplicada purpura
Dos teus mamilos,
A caixa dos teus olhos
Que há pouco levantaram voo,
A larga boca de fruta,
Tua rubra cabeleira,
Pequena torre minha.
Mas se amo os teus pés
É só porque andaram
Sobre a terra e sobre
O vento e sobre a água,
Até me encontrarem.
Pablo Neruda

Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
Pablo Neruda

Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza.
Pablo Neruda

É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te veste
se como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a água
da fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amada,
Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.
Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-a e envolve-me,
e assim tu pão e luze sombra és.
Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feita
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi,
que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.
Amanhã dar-lhes-emos apena
suma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há-de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nosso lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro.
Pablo Neruda

WALKING AROUND


Walking Around
Pablo Neruda
Acontece que me canso de meus pés e de minhas unhas,
do meu cabelo e até da minha sombra.
Acontece que me canso de ser homem.
Todavia, seria delicioso
assustar um notário com um lírio cortado
ou matar uma freira com um soco na orelha.
Seria belo
ir pelas ruas com uma faca verde
e aos gritos até morrer de frio.

Passeio calmamente, com olhos, com sapatos,
com fúria e esquecimento,
passo, atravesso escritórios e lojas ortopédicas,
e pátios onde há roupa pendurada num arame:
cuecas, toalhas e camisas que choramelentas lágrimas sórdidas.
Pablo Neruda

JUDÔ DE ITAPIRA É TRICACAMPEÃO


Judô de Itapira é tricampeão
Cosmo Mogi Mirim

A equipe itapirense de judô feminino confirmou o favoritismo e sagrou-se tricampeã da modalidade nos 50º Jogos Regionais, que estão sendo realizados em Bragança Paulista. As lutas foram disputadas no último sábado e domingo envolvendo atletas de alto nível. Mesmo assim as itapirenses foram superiores e terminaram na primeira colocação geral, com a segunda colocação ficando para Americana e a terceira para Amparo.Conquistaram medalhas para o município Tamara Silva Gervazoni (ouro no Pesado e no Absoluto), Gislaine Cristina Luiz (prata no Leve), Valéria Vitório (bronze no Super Ligeiro) e Sandra Vitório (bronze no Ligeiro). No masculino, a equipe encerrou sua participação como 7ª colocada. O grupo foi formado por 30 judocas, treinados por Roberto Gakyia, Valéria Vitório e Tamara Gervazoni. Com esse resultado, Itapira subiu para o 7º lugar no quadro de medalhas entre os 48 municípios participantes, com quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze.


FONTE: Cosmo Online - Campinas, SP, Brazil - http://www.cosmo.com.br/

UM LITRÃO DE AMOR por Fabrício Capinejar


16/7/2006 19:00:00
Um litrão de amor
Por
Fabrício Carpinejar

Decidi fazer vasectomia, depois de dois filhos no mundo. Não esperava as reações mais desbaratadas entre os próximos. Minha mulher considerou um ato de extremo amor, já que encerrava com ela minha carreira fértil de varão. Abraçou-me com as pernas, emocionada, como se houvesse a pedido novamente em casamento. Entendeu que eu me aposentava aos 35 anos, quando ainda renderia muito em campo. Largava a possibilidade de vir a ser de outra em igualdade de condições. Escolhia sua comodidade; ela deixaria de ser a culpada pela gravidez (sim, o homem sempre culpa a mulher e esquece que também é responsável) e de se preocupar com camisinha estourada, anticoncepcional ou cogitar métodos alternativos como DIU.
* * *
Fui conversar com os amigos para tirar a teima do assunto. Eles brindaram meu nome com efusão, pagaram a bebida e me carregaram nos ombros como um ídolo no bar. A tese deles é que poderia trair sem me comprometer com amantes caçadoras de filhos. E seria até engraçado ser informado por uma mulher que era o pai de sua criança e responder: - Não fui eu, fiz vasectomia. Fiquei perplexo com a imaginação diabólica da rapaziada.
* * *
Inventei de contar para a minha mãe, que não escondeu a felicidade. Elogiou a inteligência da iniciativa, agarrou-me como se fosse agenda de adolescente e esclareceu -entre suspiros e bênçãos - que agora só pagaria pensão para o passado. "Finalmente, ele não é mais ingênuo", me confidenciou, com a impessoalidade de uma terceira pessoa.
* * *
Nada de mesa de operações, cirurgias complexas, a vasectomia foi simples como exame de clube de natação. Pude sair dirigindo no mesmo dia e a única precaução era não carregar peso e comprimir uma bolsa de água fria nas bolas. Minha mulher enfrentou três subidas, sozinha, com as compras do supermercado nos quatro vãos de escadas. Fazia tempo que não me sentia adoentado - a última vez aconteceu na 5ª série, quando cai em febre para não cumprir a prova de Máximo Denominador Comum. Aproveitei o luxo do descanso mais pelo folclore do que pela realidade. Menti as recomendações do consultório, como se eu precisasse mais do que pedras de gelo em meu uísque.
* * *
Estranho é que mantinha provisoriamente a fertilidade. O médico avisou que havia chance de gerar filho (numa hipótese remota, mas estatística) nas primeiras 25 ejaculadas após a operação. O risco é que sobrasse Fabricinhos no saco. Concluídas as vinte e cinco, teria que levar uma amostra do esperma para a análise e receber a sentença final. Comprei um quadro-negro e botei na parede do quarto no lugar do "O beijo", de Klimt, guardado debaixo da cama.
* * *
Péssima idéia. E eu sou homem de contar trepadas? Estava destinado a registrar cada desempenho com um toque do giz. Porém, me afligiu uma dúvida e a transparência do relacionamento dificultou o raciocínio. As punhetas, o que faria com elas? Marcaria também no quadro? Passei a roubar minhas próprias gozadas e a esposa inventou de apagar algumas dizendo que estava me apressando e que não sabia ser honesto nem durante o sexo. Não ia dizer que homem casado também se masturba... Arrumei um controle paralelo nos papeizinhos amarelos, somando as transas reais e as fictícias.
* * *
O triste é que alguns pacientes entendem errado o aviso das vinte e cinco golfadas. Ao invés do potinho de laboratório com a vigésima sexta ejaculação, um deles apareceu no consultório com um litrão de coca-cola e entregou ao doutor, alegando que tinha sido difícil coletar tanta porra. Durante dois meses, gozava dentro da garrafa. Quase se apaixonou por ela, quase morreu no gargalo.
PUBLICADO EM ZERO HORA, CADERNO DONNA Coluna de Luis Fernando Verissimo - Interino Porto Alegre, 02 de julho de 2006. Edição nº 14920


Fabrício Carpinejar é jornalista e escritor, autor de O Amor Esquece de Começar (Bertrand Brasil, 2006). E-mail:
carpi@terra.com.br
FONTE: CRONOCÓPIOS - Literatura e Arte no Plural - http://www.cronopios.com.br/

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA



INFORMAÇÕES:

Coordenação Central
Caixa Postal 41 - BENTO GONÇALVES/RS - BRASIL (95700-000) Fone/Fax: (054) 451-3864
E-mail: http://br.f338.mail.yahoo.com/

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA


XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA


A décima quarta edição do Congresso Brasileiro de Poesia será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro de 2006 em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.
Trata-se do maior encontro de poetas realizado no Brasil, contando também com expressiva participação de poetas estrangeiros.
Na edição do ano passado, participaram poetas de14 estados brasileiros e 12 países.
É uma promoção da Fundação Casa das Artes, SESC/RS, Proyecto Cultural Sur/Brasil e Casa do Poeta Rio-grandense.

O evento em poucas palavras

A maior parte das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia são desenvolvidas dentro das escolas do município, através do projeto “Autor Presente na Sala de Aula”. Recitais, shows, performances, apresentações teatrais e leitura de poemas acontecerão em 30 escolas, atingindo um público de 20.000 estudantes.
O “Ciclo de Palestras” é itinerante: vai cada noite para uma escola diferente, privilegiando a periferia da cidade, possibilitando assim aos alunos que não podem se deslocar ao centro da cidade, também participarem do evento.
No auditório do SESC serão realizadas diversas apresentações de teatro e recitais, entre eles o “Quarta Capa”.
Também acontecem no SESC as atividades da Mostra Internacional de Poesia Visual, em sua décima primeira edição, com visitas agendadas de escolas, assistidas por poetas que se dedicam a esta forma do fazer poético.
Em repartições públicas e privadas, é desenvolvido o projeto “Poesia numa hora dessas?”, que consiste em recitais poéticos durante o horário de expediente.
Na Biblioteca Pública Castro Alves acontece o projeto “Uma idéia tece a outra”, onde um poeta é “emprestado” a uma turma de alunos durante determinado espaço de tempo.
Nas ruas centrais e nos shoppings é realizado o projeto “Poesia na Vidraça”, no qual os comerciantes cedem suas vitrines para que nelas sejam escritos poemas previamente escolhidos pela coordenação do evento.
Na Via del Vino, avenida central de Bento Gonçalves, acontece o “Poesia na Praça”, recital diário em palco armado em frente à Prefeitura Municipal.
O recital “A Voz dos Povos” reúne no mesmo palco representantes de todos os países presentes ao encontro.
Já o recital-show “Torre de Babel” abre e encerra o evento. Nele, o poeta Artur Gomes divide o espaço com seus convidados.
No encerramento do evento é cumprida a tradição do projeto “Pitangueiras Poéticas”, no qual os poetas marcam sua passagem plantando uma pitangueira numa praça da cidade.

Alimentação e hospedagem

O Congresso Brasileiro de Poesia tem convênio firmado com o Hotel Vinocap, localizado no centro da cidade, distante 30 metros do SESC e 70 metros da Via del Vino, que garante aos poetas participantes desconto de 50% nas diárias, com café da manhã incluído, a saber:

quarto duplo : R$ 40,00
quarto individual: R$ 80,00

Também há convênio com restaurante, na mesma quadra do hotel, tendo o buffet livre o custo de R$ 8,50

Como chegar a Bento Gonçalves

Bento Gonçalves está distante do aeroporto de Porto Alegre 130 km e menos de 50km do Aeroporto de Caxias do Sul, que mantêm vôos diários regulares do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Quem vem do centro do país de ônibus pode chegar diretamente em Bento Gonçalves saindo de São Paulo, com a empresa Penha.
De Porto Alegre a Bento Gonçalves há ônibus de hora em hora.
No dia da abertura do evento, a organização colocará à disposição dos poetas transporte a partir dos dois aeroportos, desde que previamente agendados.

Informações e reservas

O Congresso Brasileiro de Poesia não cobra taxa de inscrição dos participantes e todas as atividades que acontecem dentro da sua programação são gratuitas, abertas à comunidade.
Informações sobre reservas de hotel, envio de projetos, etc. podem ser feitas através dos seguintes telefones:

54-3451-3864 ou 54-8123-0034 com Ademir
ou 3452-6103 (SESC) com Possamai ou Schenatto

ou: http://br.f338.mail.yahoo.com/

PROYECTO CULTURAL SUR/BRASIL


Caro Poeta,

Dentre todas as atrações do CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA, o que mais retorno tem dado ao evento é o Projeto “Autor presente na sala de aula”, que leva os poetas para dentro das escolas,. Neste ano serão 20 mil os alunos que receberão os participantes da décima quarta edição do Congresso.
A maior dificuldade que temos encontrado para que este projeto realmente atinja aos objetivos propostos é a falta de material destes poetas para que as escolas possam trabalhar com os alunos.
Em razão disso, para este ano estamos propondo o lançamento de uma antologia poética que será distribuída em todas as bibliotecas das escolas do município e região.
Havíamos pensado na possibilidade de utilizar recursos da Lei de Incentivos à Cultura do Estado, mas mesmo os projetos aprovados não têm recebido as certidões para a captação, o que inviabiliza a idéia.

Assim, o sistema será cooperativado e obedecerá as mesmas normas das antologias anteriores publicadas pelo Proyecto Cultural Sur/Brasil, a saber:

1 - número de páginas por participantes: 6
sendo que 5 com poemas e a restante com biografia e foto do autor
2 - número de exemplares que cada autor terá direito: 40 além dos 20 que cederá para distribuição por ocasião do lançamento da antologia e para as escolas.
3 – participação financeira por autor: R$ 450,00 divididos em três parcelas.

O lançamento oficial da antologia será na noite do dia 2 de outubro, durante o coquetel de abertura do XIV Congresso Brasileiro de Poesia.

Gostaríamos de contar com sua participação

abraços



Ademir Antonio Bacca
Presidente Proyecto Cultural Sur/Brasil
Coordenador Congresso Brasileiro de Poesia

OLIMPIADAS COMEÇAM COM A DISPUTA RIO X SÃO PAULO


20/07/2006
Olimpiadas começam com disputa Rio x SP
Começa nesta sexta-feira, dia 21, na capital federal, Brasília, com a presença de cerca de 3.200 estudantes, mais uma edição das Olimpíadas Universitárias, a maior festa do esporte universitário nacional. Até 2004 conhecida como Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a competição reúne os melhores atletas universitários do país em oito modalidades, atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez, todas elas disputadas nas categorias masculina e feminina. O torneio, que termina no próximo dia 30, quando acontecem algumas das finais coletivas, tem o estado do Rio como um dos principais favoritos ao título geral, ao lado dos eternos rivais paulistas.
"Ficamos em segundo lugar geral em 2005, atrás apenas de São Paulo, mas acabamos prejudicados porque eles utilizaram a tática, bem-sucedida, de centralizar as equipes de modalidades individuais numa única instituição,o que acabou rendendo pontos preciosos. Vamos utilizar esta tática também este ano, para tentar acabar com a hegemonia paulista", diz, confiante, o presidente da Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (Feurj), Rafael Serour.Assim como no ano passado, o torneio deste ano contará com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte. Em 2005, a organização e a estrutura do evento foram bastante elogiadas. "Tivemos uma melhoria na estrutura da competição, e a expectativa para este ano também é a melhor possível. Só lamento que o número de pessoas nas delegações tenha sido reduzido por contenção de despesas de 2005 para este ano. Isso prejudica um pouco a parte técnica do torneio", explica o presidente da Feurj. [Folha Dirigida]
Fonte: Universia Brasil - São Paulo, SP, Brazil - http://www.universia.com.br/

CORAÇÃO - Brahma Kumaris


Coração

“Não pense muito sobre o que os outros fazem. Conserve a sua energia. Mesmo que você encontre um momento oportuno para falar com eles, não há garantia de que eles serão receptivos e mudarão. Apenas seja paciente e envie bons votos. O fruto da paciência é muito doce. Não é uma questão de criar pensamentos mas de ter sentimentos muito puros. Coisas que são verdadeiramente do meu coração alcançarão o coração dos outros. Se algo é da minha cabeça, ela terá que trabalhar duro para alcançar o outro."

Brahma Kumaris

O AMOR - Fernando Pessoa



O Amor - Fernando Pessoa
O amor, quando se revela, não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela, mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente.
Cala: parece esquecer.
Ah, mas se ela adivinhasse, se pudesse ouvir o olhar
E se um olhar lhe bastasse pr'a saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...

SONHE - Clarice Lispector


Sonhe


Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante baseado num passado intensamente vivido.

Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.

A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre." (Clarice Lispector)

Atleta de Santo André entra na luta para ser sucessora de Ednanci


24/07/2006 - 08h12
Atleta de Santo André entra na luta para ser sucessora de Ednanci


Kati Dias

Do Diário do Grande ABC

A judoca Paloma Rocha, da AD Santo André, entrou na briga para se transformar na sucessora de Edinanci Silva na categoria meio-pesado. A categoria é considerada a mais vitoriosa do judô brasileiro, pois ganhou dois bronzes em mundiais com a própria atleta do Imes/São Caetano. A prova de que a judoca andreense tem condições para lutar pelo espaço é o fato de ter vencido Maria Suelen Althman, de São Caetano, na seletiva para o Mundial Júnior, que será em outubro, na República Dominicana.
Suelen, de 18 anos, era até então considerada uma das fortes concorrentes de Claudirene Cézar, a segunda judoca da categoria. Além disso, a atleta é preparada pelos treinadores do clube para assumir a vaga de titular no futuro. “Vi que tinha condições de vencer na seletiva para o Pan. Fizemos uma melhor-de-três. A Suelen ganhou a primeira e eu a segunda. Na luta decisiva, ela levou a melhor”, disse Paloma.
A judoca ainda tenta conciliar o sucesso repentino. Além de trancar a matrícula na faculdade de Educação Física, Paloma terá de se desdobrar nos treinamentos. “Foi tudo muito rápido. Ainda não caiu a ficha, mas sei que a partir de agora nada será tão fácil. Quero lutar bem no Mundial e pegar pódio. Não quero perder esta oportunidade”, afirmou a atleta de 18 anos, que passará dez dias na Alemanha em treinamento com a seleção júnior. Gustavo Cavalheri foi outro atleta do Grande ABC que conquistou vaga no Mundial. O judoca defende o Mesc/ São Bernardo.
Investimento – Paloma foi descoberta nas escolinhas de Judô de Santo André. A garota ingressou na unidade do Complexo Pedro Dell‘Antonia com apenas 11 anos. A inspiração dela foi o irmão Danilo Rocha, que também defende a cidade nas competições estaduais. “Ele é meu ídolo, ao lado do Tiago Camilo”, revelou Paloma.
Para o técnico Gildemar de Carvalho, o Gil, que também comanda a seleção feminina júnior, o trabalho de base realizado em Santo André é fundamental para a descoberta de novos talentos. “A prefeitura faz um investimento sério e a prova é que temos atletas forjados na própria cidade”, complementou. Gil foi chamado para dirigir a seleção em função da revelação de novas atletas para a modalidade.
Santo André mantém outros três centros de prática de judô: no Cesa Santo Alberto, Vila Linda e na sub-prefeitura de Paranapiacaba. Juntas, as quatro unidades possuem 360 alunos. As inscrições são abertas apenas em janeiro. Mais informações com o Departamento de Esporte pelo telefone 4452-8142.

Fonte: Diário do Grande ABC - Santo André, SP, Brazil - http://esportes.dgabc.com.br/


Saint Exupery - " O essencial é invisível aos olhos"
...em algum lugar distante do imenso céu, numa estrela eu estarei. Então todas as estrelas te parecerão iguais, todas elas terão guisos e risos e todas elas te farão sorrir, e em todas elas escutarás o som da roldana, num sussurar "Te amo" porque de ti sou cativa. Desejo-te uma chuva de sorrisos em teu coração porque de ti sou AMIGA . Maria de Fatima Delfina de Moraes - Deusa dos Ventos/ RJ

DETALHES SUTIS - Maria de Fatima Delfina de Moraes


DETALHES SUTIS

Maria de Fatima Delfina de Moraes

Parte I

Um raio de sol invadiu a janela.
À cabeceira da cama, a bandeja reluz.

Nela, a rosa chá, singela beleza
encanto teu a desperta-me o apetite
– um sublimado desejo do teu amor.

Saístes bem cedo, para a labuta do dia.

Deixastes com carinho e zelo
o café, a rosa, o chá . . .

Detalhes sutis em nossa melhor forma de amar.

Parte II

Doce encanto?
Um mimo, teu zelo . . .

Um bilhete sobre o toucador,
deseja-me um bom dia !
Surpresas que me doas.

Caminho apressada, entre os transeuntes.

Minha alma, quieta e muda,
leva o teu amor
para iluminar-me o dia.

Seminário de Marketing Esportivo será realizado amanhã


Seminário de Marketing Esportivo será realizado amanhã
Segunda-feira, 24/07/2006 - 10:48

Salvador - Será realizado nesta terça-feira (25) no Bahia Othon Palace, o Seminário de Marketing Esportivo. O evento, que tem o patrocínio do Shopping Iguatemi, tem como foco a discussão de alternativas para desenvolver e popularizar as mais diversas modalidades esportivas, utilizando-as como instrumento de inclusão social, além de estimular a profissionalização e incentivar o aumento de investimentos no segmento na Bahia.Entre os palestrantes figuram personalidades do esporte nacional como o ex-judoca e campeão olimpíco, Aurélio Miguel, que falará da sua trajetória de vida como esportista, e a ex-jogadora e campeã mundial de basquete, Magic Paula, com a palestra Minha empresa, meu time. Também participam do evento o jornalista e diretor de esportes da TV Globo, Luiz Fernando Lima, com o tema Esporte como meio de inclusão social: uma experiência da Rede Globo; o presidente da Comissão de Futebol e Marketing do Ministério do Esporte, José Carlos Brunoro, fala sobre Gestão em marketing esportivo; o secretário do estado do Rio de Janeiro para o PAN 2007, Bernand Rajjzman, apresenta Políticas públicas de incentivo ao esporte, e o relações internacionais do Altético do Paraná, Alexandre Loure, com o tema Clube Atlético Paranaense: planejamento, gestão e resultados de uma empresa esportiva.
FONTE: Jornal da Mídia - Salvador,BA,Brazil - http://www.jornaldamidia.com.br/

Paraense conquista medalha no Sul-Americano de Judô



Paraense conquista medalha no Sul-Americano de Judô
24/07/2006 - 12h31m


O judoca Igor Lobato (Escola Mascote) conquistou medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Judô, realizado neste final de semana no Uruguai. Igor perdeu a luta final para um argentino por imobilização.
O Brasil conquistou ao todo 26 medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze nas classes Infanto e Pré-Juvenil. Igor Lobato, agora integrante da seleção brasileira, faz parte da nova geração do judô paraense .
Sua ida para o sul-americano é o resultado de todo trabalho que tem sido feito ao longo dos anos pelo seu técnico Claudio Eanes e sua familia que não mede esforços para ajudar na sua preparação.
A FPJU (Federação Paraense de Judô) em parceria com a SEEL (Secretaria de Esporte e Lazer), proporcionou ao atleta a oportunidade de viajar para o Uruguai,mostrando a evolução do judô paraense e a importância do patrocinio para o atleta alcançar seus objetivos.
Além da prata, Igor conquistou o ouro na Copa Internacional Mario Ogliarusso, vencendo o argentino para quem havia perdido a final do sul-americano.Igor Lobato chega na madrugada desta terça-feira (25) a Belém, acompanhado do seu técnico Cláudio Eanes e do seu pai Roberto Lobato, onde será recebido por seus amigos e pela diretoria da FPJU.
As atenções do atleta se voltam agora para o Campeonato Brasileiro previsto para o mês de outubro em Natal.
Redação Online

FONTE: O Liberal - Belém - Belém,PA,Brazil -http://www.oliberal.com.br/

Paraibanas conquistam títulos no sul-americano de judô


No fim de semana
Paraibanas conquistam títulos no sul-americano de judô
Segunda, 24 de Julho de 2006 11h23

As atletas paraibanas de judô se destacaram no sul-americano realizado no último fim de semana no Uruguai. Luciana Pinheiro conquistou ouro no pré-juvenil na categoria 40 quilos. Além dela, mais três paraibanas conquistaram medalhas na competição.
A atleta Francielly Franco conquistou o título pela segunda vez na categoria até 48 quilos. Valesca dos Santos levou ouro e Raissa Kilsa ficou prata, na categoria até 38 quilos.

FONTE: Jornal O Norte - João Pessoa,PB,Brazil - http://www.jornalonorte.com.br/

O MARTÍRIO DO LÍBANO


O martírio do Líbano
Como pesadelo recorrente, estamos assistindo agora ao massacre desta Nação sofrida e martirizada
Arthur J. Almeida Diniz - Professor de direito internacional da UFMG

O Líbano é um Estado situado no Oriente Médio, banhado pelo Mediterrâneo com área de 10.400 km2 e 3.556 mil habitantes duas vezes menor do que o Estado de Israel (20.700km2). Região fértil, de cultura milenar, este pequeno país esteve sob domínio assírio, egípcio, persa, babilônico e grego. Sua história remonta a milênios. Sem mencionarmos sofrimentos passados, convém lembrar a tragédia da guerra civil que durou de 1975 a 1990. Como pesadelo recorrente, estamos assistindo agora ao massacre desta Nação sofrida e martirizada. Números e estatísticas de civis mortos e quarteirões inteiros arrasados não nos interessam agora. O maior problema é compreender-se a razão de tanto ódio, de tanto rancor. Judeus e árabes integram a multimilenar cultura semita. Os judeus são nossos irmãos mais velhos, único povo da antigüidade que foi fiel ao Deus Único. Somos nós todos, judeus, cristãos e muçulmanos os filhos do Deus de Abraão, Isaac e Jacó. É inútil buscar explicações políticas, geopolíticas, econômicas ou religiosas. Em Allan Kardec (1804-1969), Freud (1856-1939) e Jung (1875 -1961) temos as chaves para a compreensão desses conflitos. Inicialmente, não somente sofrem os libaneses esses horrores de uma agressão inútil, vingativa, fruto de um comportamento infantil, primitivo. Sofrem os israelenses moderados, equilibrados, que convivem pacificamente com seus irmãos árabes. Entretanto são vítimas da esquizofrenia sionista. Não podemos confundir Israel, seu povo sofrido, com a demência sionista. Leia-se a respeito o livro seminal de Avi Shlaim, A muralha de ferro (Rio de Janeiro: Fissus 2004), onde está descrita fantasia sionista da “muralha de ferro”, segregação psicótica do mundo árabe, criando-se até um muro separando palestinos de judeus. É a epítome do comportamento sociopata. Denomino-o de complexo (no sentido freudiano) de Massada. Esta fortaleza, situada na margem ocidental do Mar Morto, foi o último bastião da revolta judaica contra o poder de Roma, terminando pelo suicídio coletivo de seus defensores,tendo resistido de 66 a 73 de nossa era. Hoje,visitamos apenas os vestígios e as ruínas do palácio de Herodes. Sem falarmos na destruição do Templo de Jerusalém e a dispersão do povo judeu pelo Império Romano. Quando Jung se referiu aos arquétipos, isto é, modelos arcaicos de vidas passadas que se refletem na nossa estrutura psíquica, estava, discretamente, se referindo à palingenesia, isto é, à reencarnação. Reencarnados estão todos os personagens dessa história sangrenta. Aí reside a chaga do Islã aberta pela pilhagem das Cruzadas. Compreende-se, assim, a desconfiança atual do mundo árabe ante o que convencionou-se chamar de civilização ocidental. O comportamento atual dos lideres israelenses, com raras e lúcidas exceções, é o mesmo comportamento insano e arrogante dos fariseus revoltados contra a dominação romana. Há muito mais para se refletir.

http://www.uai.com.br/

ORIENTE MÉDIO - Milhares Protestam pela Paz


ORIENTE MÉDIO

Milhares protestam pela paz
Toby Melville/Reuters

Manifestantes marcham no Centro de Londres contra a guerraLondres – Milhares de pessoas se manifestaram ontem em Londres para pedir o fim das operações militares israelenses no Líbano, seguindo-se outros protestos organizados em Estocolmo, Paris e Genebra e até em Telavive, capital de Israel. Os manifestantes de Londres também pediram ao primeiro-ministro Tony Blair que deixe de tolerar a operação israelense e se una aos apelos internacionais por um cessar-fogo. "Paz para o Líbano!", "Párem com os massacres, párem com as bombas!", "Israel fora do Líbano!", gritavam os manifestantes. A polícia estimou que entre 6 mil e 7 mil pessoas participaram da marcha, os organizadores disseram que 20 mil foram às ruas. Com a exigência do cessar imediato dos bombardeios israelenses e a mediação internacional para a troca de prisioneiros, mil manifestantes foram às ruas de Paris atendendo ao apelo de vários coletivos e associações, segundo o comando da polícia. Em Genebra, uma marcha silenciosa aberta por um caixão para figurar a "morte da consciência das Nações Unidas" reuniu 500 pessoas, segundo Anouar Gharbi, presidente da associação Direito para todos, organizadora do protesto. Em Estocolmo, 2 mil pessoas se reuniram no parque Kungstraedgaarden dirigindo-se depois para a embaixada de Israel. Dois manifestantes foram detidos depois de confrontos com as forças da ordem, anunciou a polícia. Em Telavive, cerca de mil pessoas se manifestaram contra a ofensiva israelense. Os manifestantes, judeus e árabes israelenses, se reuniram na praça Rabin, no Centro da cidade, com cartazes onde se podia ler: "A guerra é um desastre" e "Sim à paz, não à guerra". Os manifestantes também pediram a libertação imediata de todos os prisioneiros libaneses e palestinos em poder de Israel. Para alguns manifestantes, "libertar prisioneiros é uma melhor opção que cavar túmulos", e o seqüestro dos militares foi "apenas um pretexto" para conduzir a ofensiva contra o Hezbollah. "Esta guerra é uma catástrofe, que podemos impedir com negociações que salvarão vidas, de árabes e de israelenses", declarou o manifestante Mohammed Barrakeh.
Fonte: http://www.uai.com.br/

ORIENTE MÉDIO - Diplomacia Infrutífera


ORIENTE MÉDIO
Diplomacia infrutífera
Número de vozes condenando o excesso de força usado por Israel cresce no mundo todo, mas governo dos EUA defende Telavive, afirmando que ofensiva é ato de defesa legítima
Patrick Baz/AFP

Libaneses inspecionam destruição causada por bombardeios israelenses em suburbio no Sul de BeiruteLondres/Cairo/Washington – Enquanto milhares de bombas continuam a cair sobre o Líbano e o Exército de Israel avança por terra, os esforços diplomáticos para conter a violência no Oriente Médio parecem infrutíferos. De um lado, os Estados Unidos defendem Israel de maneira incondicional. De outro, as Nações Unidas e líderes de diversos países condenam a ofensiva, classificando-a como desmedida e destacando o perigo para civis e para as instalações de infra-estrutura libanesa. Ontem, o presidente norte-americano, George W. Bush, voltou a acusar a Síria e o Irã de desempenhar um papel crucial no conflito entre Israel e a milícia xiita Hezbollah. Ele afirmou que Damasco e Teerã ameaçam toda a região do Oriente Médio. "Há muitos anos que a Síria vem ajudando a fornecer ao Hezbollah armas fabricadas no Irã", disse Bush em seu programa semanal de rádio. "O regime iraniano desafiou diversas vezes a comunidade internacional com suas ambições nucleares e sua ajuda a grupos terroristas", acrescentou, frisando que a ofensiva israelense é um direito de defesa. O ministro-adjunto britânico do Exterior, Kim Howells, criticou os ataques israelenses, sugerindo que eles são indiscriminados, na mais forte condenação à ofensiva feita por uma autoridade da Grã-Bretanha até o momento. Howells disse que os ataques aéreos de Israel no Líbano, nos últimos 11 dias, nem sempre aparentavam atingir apenas alvos do Hezbollah. "Esses não foram ataques cirúrgicos. É muito, muito difícil entender o tipo de tática militar que tem sido usada", disse Howells em Beirute, onde acompanhava a retirada de cidadãos britânicos. "Se eles (Israel) estão caçando o Hezbollah, então vão atrás do Hezbollah. Você não pode perseguir toda a nação libanesa." Durante um evento na Austrália, o ex-líder soviético Mikhail Gorbachov afirmou que a ofensiva israelense no Líbano é desproporcional e absurda. "O que está acontecendo no Líbano é um absurdo. Eu não posso compreender por que estão fazendo isto com tal amplitude", declarou Gorbachov. Ele disse compreender que haja uma resposta, mas não aceita o fato de que “porque dois soldados foram seqüestrados, a metade da população do Líbano seja bombardeada". O ministro das Relações Exteriores da França, Philippe Douste-Blazy, advertiu contra a continuação do conflito entre Israel e Hezbollah, e pediu imediato cessar-fogo. "Se isto não for feito, será a destruição do estado libanês", declarou. O chanceler recomendou a aplicação da resolução 1559 da ONU, pedindo o desarmamento das milícias no Líbano e o posicionamento do Exército na fronteira com Israel. A Rússia sugeriu ontem que os ministros das Relações Exteriores de todos os países capazes de restaurar a paz no Oriente Médio se reúnam no início da semana que vem, talvez em Roma. "Propomos uma reunião de todos os países e todas as partes que podem ajudar a resolver a crise, em Roma, com ministros das Relações Exteriores da Rússia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Itália, Líbano, Jordânia, Arábia Saudita e Egito", disse o ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, em um comunicado. "Você não pode perseguir toda a nação libanesa" • Kim Howells, ministro-adjunto britânico do Exterior
FONTE:http://www.uai.com.br/

domingo, julho 23, 2006


Áspero amor, violeta coroada de espinhos,
cipoal entre tantas paixões eriçado, lança das dores,
corola da cólera, por que caminhos
e como te dirigiste a minha alma?
Por que precipitaste teu fogo doloroso, de repente,
entre as folhas frias do meu caminho?
Quem te ensinou os passos que até mim te levaram?
que flor, que pedra, que fumaça
amostraram minha morada?
O certo é que tremeu noite pavorosa,
a aurora encheu todas as taças com teu vinho
e o sol estabeleceu sua presença celeste,
enquanto o cruel amor sem trégua me cercava,
até que lacerando-me com espadas
e espinhos abriu no coração um caminho queimante.
Pablo Neruda

Aqui eu te amo.
Nos escuros pinheiros se desenlaça o vento.
Fosforece a lua sobre as águas errantes.
Andam dias iguais a perseguir-se.

Descinge-se a névoa em dançantes figuras.
Uma gaivota de prata se desprende do ocaso.
As vezes uma vela. Altas, altas, estrelas.

Ou a cruz negra de um barco.
Só.
As vezes amanheço, e minha alma está úmida.
Soa, ressoa o mar distante.
Isto é um porto.
Aqui eu te amo.

Aqui eu te amo e em vão te oculta o horizonte.
Estou a amar-te ainda entre estas frias coisas.
As vezes vão meus beijos nesses barcos solenes,
que correm pelo mar rumo a onde não chegam.

Já me creio esquecido como estas velha âncoras.
São mais tristes os portos ao atracar da tarde.
Cansa-se minha vida inutilmente faminta..
Eu amo o que não tenho. E tu estás tão distante.

Meu tédio mede forças com os lentos crepúsculos.
Mas a noite enche e começa a cantar-me.
A lua faz girar sua arruela de sonho.

Olham-me com teus olhos as estrelas maiores.
E como eu te amo, os pinheiros no vento,
querem cantar o teu nome, com suas folhas de cobre.

Pablo Neruda

Antes de amar-te, amor, nada era meu
Vacilei pelas ruas e as coisas:
Nada contava nem tinha nome:
O mundo era do ar que esperava.
E conheci salões cinzentos,
Túneis habitados pela lua,
Hangares cruéis que se despediam,
Perguntas que insistiam na areia.
Tudo estava vazio, morto e mudo,
Caído, abandonado e decaído,
Tudo era inalienavelmente alheio,
Tudo era dos outros e de ninguém,
Até que tua beleza e tua pobreza
De dádivas encheram o outono.
Pablo Neruda

A NOITE NA ILHA - Pablo Neruda


A Noite na Ilha
Dormi contigo a noite inteira junto do mar, na ilha.
Selvagem e doce eras entre o prazer e o sono,
entre o fogo e a água.
Talvez bem tarde nossos
sonos se uniram na altura e no fundo,
em cima como ramos que um mesmo vento move,
embaixo como raízes vermelhas que se tocam.
Talvez teu sono se separou do meu e pelo mar escuro
me procurava como antes, quando nem existias,
quando sem te enxergar naveguei a teu lado
e teus olhos buscavam o que agora - pão,
vinho, amor e cólera - te dou, cheias as mãos,
porque tu és a taça que só esperava
os dons da minha vida.
Dormi junto contigo a noite inteira,
enquanto a escura terra gira com vivos e com mortos,
de repente desperto e no meio da sombra meu braço
rodeava tua cintura.
Nem a noite nem o sonho puderam separar-nos.
Dormi contigo, amor, despertei, e tua boca
saída de teu sono me deu o sabor da terra,
de água-marinha, de algas, de tua íntima vida,
e recebi teu beijo molhado pela aurora
como se me chegasse do mar que nos rodeia.
Pablo Neruda

QUERO SABER - Pablo Neruda


Quero saber

Quero saber se você vem comigo
a não andar e não falar,
quero saber se ao fim alcançaremos
a incomunicação; por fim
ir com alguém a ver o ar puro,
a luz listrada do mar de cada dia
ou um objeto terrestre
e não ter nada que trocar
por fim, não introduzir mercadorias
como o faziam os colonizadores
trocando baralhinhos por silêncio.
Pago eu aqui por teu silêncio.
De acordo, eu te dou o meu
com u te dou o meu
com uma condição: não nos compreender
Pablo Neruda (Últimos Poemas)

Amor, quantos caminhos até chegar a um beijo,
que solidão errante até tua companhia!
Seguem os trens sozinhos rodando com a chuva.
Em tal
tal não amanhece ainda a primavera.
Mas tu e eu, amor meu, estamos juntos,
juntos desde a roupa às raízes,
juntos de outono, de água, de quadris,
até ser só tu, só eu juntos.
Pensar que custou tantas pedras que leva o rio,
a desembocadura da água de Boroa,
pensar que separados por trens e nações
tu e eu tínhamos que simplesmente amar-nos
com todos confundidos, com homens e mulheres,
com a terra que implanta e educa cravos.
Pablo Neruda

ACONTECE - Pablo Neruda


Acontece
Bateram à minha porta em 6 de agosto,
aí não havia ninguém
e ninguém entrou,
sentou-se numa cadeira
e transcorreu comigo, ninguém.
Nunca me esquecerei daquela ausência
que entrava como Pedro por sua causa
e me satisfazia com o não ser,
com um vazio aberto a tudo.
Ninguém me interrogou sem dizer nada
e contestei sem ver e sem falar.
Que entrevista espaçosa e especial!
Pablo Neruda (Últimos Poemas)

ESPEREMOS - Pablo Neruda



Esperemos

Há outros dias que não têm chegado ainda,
que estão fazendo-se
como o pão ou as cadeiras ou o produto
das farmácias ou das oficinas
- há fábricas de dias que virão -
existem artesãos da alma
que levantam e pesam e preparam
certos dias amargos ou preciosos
que de repente chegam à porta
para premiar-nos
com uma laranja
ou assassinar-nos de imediato.

Pablo Neruda (Últimos Poemas)

SE CADA DIA CAI - Pablo Neruda


Se cada dia cai

Se cada dia cai, dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.

há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência.

Pablo Neruda (Últimos Poemas)

TUAS MÃOS - Pablo Neruda




Tuas mãos

Quando tuas mãos saem,
amada, para as minhas,
o que me trazem voando?
Por que se detiveram
em minha boca, súbitas,
e por que as reconheço
como se outrora então
as tivesse tocado,
como se antes de ser
houvessem percorrido
minha fronte e a cintura?

Sua maciez chegava
voando por sobre o tempo,
sobre o mar, sobre o fumo,
e sobre a primavera,
e quando colocaste
tuas mãos em meu peito,
reconheci essas asas
de paloma dourada,
reconheci essa argila
e a cor suave do trigo.

A minha vida toda
eu andei procurando-as.
Subi muitas escadas,
cruzei os recifes,
os trens me transportaram,
as águas me trouxeram,
e na pele das uvas
achei que te tocava.
De repente a madeira
me trouxe o teu contacto,
a amêndoa me anunciava
suavidades secretas,
até que as tuas mãos
envolveram meu peito
e ali como duas asas
repousaram da viagem.

Pablo Neruda

O POÇO - Pablo Neruda


O Poço
Cais, às vezes, afunda
sem teu fosso de silêncio,
em teu abismo de orgulhosa cólera,
e mal consegues
voltar, trazendo restos
do que achaste
pelas profunduras da tua existência.
Meu amor, o que encontras
em teu poço fechado?
Algas, pântanos, rochas?
O que vês, de olhos cegos,
rancorosa e ferida?
Não acharás, amor,
no poço em que cais
o que na altura guardo para ti:
um ramo de jasmins todo orvalhado,
um beijo mais profundo que esse abismo.
Não me temas, não caias
de novo em teu rancor.
Sacode a minha palavra que te veio ferir
e deixa que ela voe pela janela aberta.
Ela voltará a ferir-me
sem que tu a dirijas,
porque foi carregada com um instante duro
e esse instante será desarmado em meu peito.
Radiosa me sorris
e minha boca fere.
Não sou um pastor doce
como em contos de fadas,
mas um lenhador que comparte contigo
terras, vento e espinhos das montanhas.
Dá-me amor, me sorrie me ajuda a ser bom.
Não te firas em mim, seria inútil,
não me firas a mim porque te feres.
Pablo Neruda

O TEU RISO - Pablo Neruda


O teu riso

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,
teu riso deve erguer
sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosada minha pátria sonora.

Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruastortas da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria.

Pablo Neruda

Tiago Camilo e Luciano Corrêa vencem em Belo Horizonte


Judô/Copa Minas - (23/07/2006 14:53:12)
Tiago Camilo e Luciano Corrêa vencem em Belo Horizonte

Belo Horizonte (MG) - Os judocas Luciano Corrêa e Tiago Camilo conquistaram o título nas categorias acima e até 81kg, respectivamente, na Copa Minas Tênis Absoluto de judô. Na manhã deste domingo, Corrêa garantiu a primeira colocação superando João Gabriel Schilliter por um wazari na final. A medalha de bronze foi para o medalhista olímpico Carlos Honorato. Na categoria até 81km, Camilo superou Flávio Honorato na decisão. Pedro Guedes foi o terceiro colocado.
“Foi uma luta muito difícil, na qual tive que usar muita força já que ele é mais pesado que eu. Procurei me movimentar bastante e consegui manter a vantagem de um wazari até o final, conquistando o ouro”, avalia Corrêa, medalhista de bronze no Mundial do Cairo. Carlos Honorato venceu Hugo Bragança por decisão dos juízes. Os dois empataram com um koka no Golden Score e os juízes determinaram a vitória de Carlos por unanimidade.
Na final da categoria até 81kg, o também medalhista olímpico Tiago Camilo venceu Flávio Honorato por yuko. “Foi uma grande luta, já enfrentei o Flávio em várias finais e estou muito feliz por ter conquistado a medalha. Cada vez mais os atletas têm que prestigiar e valorizar bons eventos como este”, comemora Camilo.
Os títulos da Copa garantiram aos campeões um prêmio de R$ 3 mil, os vices ficaram com R$ 1.500 e os terceiros colocados, com R$ 500,00.
FONTE: Gazeta Esportiva - São Paulo,SP,Brazil - http://wwwb.gazetaesportiva.net/

Camilo leva ouro e Honorato é bronze em torneio em MG



Camilo leva ouro e Honorato é bronze em torneio em MG Camilo leva ouro e Honorato é bronze em torneio em MG
Da RedaçãoEm São Paulo

O judoca Tiago Camilo, da Sogipa, levou a medalha de ouro neste domingo na Copa Minas Tênis Clube Absoluto, competição que faz parte da 2ª Copa Minas Tênis Clube de Judô.Camilo, que foi medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney, venceu Flávio Honorato, de São Caetano, por yuko na final da categoria até 81 kg. Pedro Guedes ficou com a medalha de bronze. "Foi uma grande luta. Já enfrentei o Flávio em várias finais e estou muito feliz por ter conquistado a medalha. Cada vez mais os atletas têm que prestigiar e valorizar bons eventos como este", afirmou Camilo. Na categoria acima de 81 kg, Carlos Honorato, que também foi medalha de prata em Sydney e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, ficou apenas com o bronze após derrotar Hugo Bragança (Gama Filho) na decisão dos juízes. Os dois empataram com um koka no Golden Score e Carlos Honorato venceu por unanimidade na decisão dos juízes. "A competição foi muito boa. Muitos dos que estão na briga por uma vaga no Pan-Americano de 2007 estiveram presentes, por isso o nível foi tão bom", destacou Honorato. Na final, Luciano Corrêa, bronze no Mundial do Egito, venceu o pentacampeão brasileiro júnior João Gabriel Schilliter (Gama Filho) por wazari e conquistou a medalha de ouro. Os dois judocas se revezaram na liderança do confronto e a luta estava empatada com um koka para cada lado, e só foi definida a 57 segundos para o fim. "Foi uma luta muito difícil, tive que usar muita força já que ele é mais pesado que eu. A competição mostrou que esta nova geração também poderá representar muito bem o Brasil", afirmou Luciano. A Copa Minas Tênis Absoluto de Judô premiou em dinheiro os três melhores colocados nas categorias até 81kg e acima de 81kg. O campeão recebeu R$3.000, o vice-campeão recebeu R$1.500 e o terceiro colocado recebeu R$500.

Fonte: Campo Grande News - Campo Grande,MS,Brazil - http://esporte.uol.com.br/

Judoca de MS participa de seletiva para disputa Nacional



Judoca de MS participa de seletiva para disputa Nacional

A judoca Daryene Wider Silva foi convocada pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul para disputar nos treinos da seleção estadual uma vaga para o Campeonato Brasileiro de Judô.
Conforme o site Conesul.
News, Daryene é atleta da Escolinha de Judô da Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã) e, atualmente, é campeã regional.
O Campeonato Brasileiro da categoria juvenil será disputada nos dias 15 e 16 de agosto em Campo Grande.

Fonte:Campo Grande News - Campo Grande, MS, Brazil -

Amiga, como são desnorteantes
os caminhos da amizade.
Apareceste para ser o ombro suave
onde se reclina a inquietação do forte
(ou que forte se pensava ingenuamente).
Trazias nos olhos pensativosa bruma da renuncai:
não querias a vida plena,
tinhas o prévio desencanto das uniões para toda a vida,
não pedias nada,
não reclamavas teu quinhão de luz.
E deslizavas em ritmo gratuito de ciranda.

Descansei em ti meu feixe de desencontros
e de encontros funestos.
Queria, talvez - sem o perceber, juro -
sadicamente massacrar-te
sob o ferro de culpas e vacilações e angústias que doíam
desde a hora do nascimento,
senão desde o instante da concepção em certo mês perdido
na Histéria
ou mais longe, desde aquele momento intemporal
em que os seres são apenas hipóteses não formuladas
no caos universal.

Como nos enganamos fugindo ao amor!
Como o desconhecemos, talvez com receio de enfrentar
sua espada coruscante, seu formidável
poder de penetrar o sangue e nele imprimir
uma orquídea de fogo e lágrimas.
Entretanto, ele chegou de manso e me envolveu
em doçura e celestes amavios.
Não queimava, não siderava; sorria.
Mal entendi, tonto que fui, esse sorriso.
Feri-me pelas próprias mãos, não pelo amor
que trazias para mim e que teus dedos confirmavam
ao se juntarem aos meus, na infantil procura do Outro,
o Outro que eu me supunha, o Outro que te imaginava,
quando - por esperteza do amor - senti que éramos um só.

Amiga, amada, amada amiga, assim o amor
dissolve o mesquinho desejo de existir em face do mundo
com olhar pervagante e larga ciência das coisas.
Já não defrontamos o mundo: nele nos diluímos,
e a pura essência em que nos transmutamos dispensa
alegorias, circunstâncias, referências temporais,
imaginações oníricas,
o vôo do Pássaro Azul, a aurora boreal,
as chaves de ouro dos sonetos e dos castelos medievos,
todas as imposturas da razão e da experiência,
para existir em si e por si,
à revelia de corpos amantes,
pois já nem somos nós, somos o número perfeito:

Levou tempo, eu sei, para que o Eu renunciasse
à vacuidade de persistir, fixo e solar,
e se confessasse jubilosamente vencido,
até respirar o jubilo maior da integração.
Agora, amada minha para sempre,
nem olhar temos de ver nem ouvidos de captar
a melodia, a paisagem, a transparência da vida,
perdidos que estamos na concha ultramarina de amar.

Carlos Drummond de Andrade